Header Ads

Todas as profissões dos presidentes

Turma da miçanga

A maioria dos chefes de governo – líderes do Executivo – estudou disciplinas da área de Humanas na graduação. Entre os formados, destaque para os cursos: Direito (21,3%), Administração (5,2%) e  Economia (12,1%).

Número de presidentes por áreas de conhecimento

Destaques da turma

Dos quatro chefes de governo formados em Medicina, dois estão na América do Sul: Michelle Bachelet, pediatra, epidemiologista e presidente do Chile, e o oncologista Tabaré Vázquez, chefe de Estado do Uruguai.

Avaliação da Taxa Constante para a Reação CH3F + HCH4 + F em Fase Gasosa. Esse é o título de um dos artigos científicos da doutora Angela Merkel. Antes de ser chanceler da Alemanha, ela era cientista, com Ph.D. em Química.

O único presidente dentista do mundo é o do turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov. Ele fez carreira como professor universitário de Odontologia, e entrou para a política como técnico do Ministério da Saúde.

Não faltam presidentes engenheiros, mas o único formado em Engenharia do Petróleo é José Eduardo dos Santos, presidente de Angola desde 1979. Faz sentido: o país é membro da Opep, e o petróleo corresponde a 91% de suas exportações.

 

Trajetórias acadêmicas

O grau de educação dos líderes é maior do que parece. Quase 90% têm pelo menos curso superior, 35% contam com um título de mestre em alguma coisa, e 20% fizeram doutorado. Nos EUA, que têm bons índices, “só” 60% da população adulta tem curso superior, e 10% são mestres e doutores. Já o Brasil… Bom, no Brasil apenas 14% dos adultos fizeram faculdade, e só 0,5% tem qualquer coisa acima disso – entre esses, o doutor em Direito Público Michel Temer.

Resumo da ópera

Líderes com faculdade: 173
Com mestrado: 68
Com doutorado: 38
Sem faculdade: 20

Busquem conhecimento

As instituições que mais graduaram chefes de governo

Lá se aprende a viver

O Reino Unido é o país onde mais líderes estrangeiros fizeram faculdade. A curiosidade, aqui, é que a rainha Elizabeth 2ª (que não é chefe de governo) não tem formação superior.

* Todos os dados da reportagem são referentes à junho de 2017.

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.