Ads Top

Vacina sem agulha: adesivo mais barato pode substituir a picada

Adesivo que pode substituir as vacinas convencionais (Foto: Laboratório de Drug Delivery da Georgia Tech)

 

Graças à tecnologia, em breve você poderá tomar vacinas sem agulhas. Uma alternativa desenvolvida pelo Laboratório de Drug Delivery, da Georgia Tech, mostrou resultados promissores em seu primeiro teste em humanos, de acordo com um estudo publicado no The Lancet.

Os cientistas criaram um adesivo do tamanho de um pequeno band-aid que carrega bolinhas com doses de vacina contra a gripe. Ele é colocado no braço e ativado pela pressão, o que faz com que a substância seja liberada e a pele a absorva.

O estudo foi feito com 100 pessoas e nenhum efeito colateral grave foi observado — além de ninguém ter ficado gripado após os testes. A imunidade das pessoas foi comparada com a de quem havia tomado injeções. Cerca de 70% dos pacientes preferiram o adesivo à vacina regular, disse Yasmine Gomaa, diretora associada do laboratório ao National Public Radio.

Ainda segunda ela, a tecnologia seria muito útil em países com condições precárias de saúde, já que o adesivo não precisa ser conservado em baixas temperaturas e tem a validade longa, diferente das injeções tradicionais.

Além disso, esse medicamento pode ser ministrado por pessoas comuns, que não são especialistas em saúde, o que facilita sua propagação.

Outra vantagem é o custo. Os primeiros cálculos apontam que as vacinas em forma de adesivos seriam muito mais baratas, ao custo de 1 dólar, enquanto uma injeção normal custa não sairia por menos de 1 dólar e 65 centavos. No entanto, as contas ainda são primárias e não consideram o valor de mercado em si.

(Com informações de National Public Radio.)

Leia mais:
Epidemia de aids no Brasil segue estável – e isso não é bom
A depressão pode mudar a estrutura do cérebro, afirma pesquisa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.