Ads Top

Você passou a vida toda amarrando os cadarços da forma errada

Tênis amarrado com nó de recife (Foto: Flickr/ Daniel Oines/ Creative Commons)

 

O cientista norte-americano Bill Nye faz um alerta polêmico: a maioria das pessoas amarram os cadarços de forma incorreta. “Cerca de metade da população amarra os sapatos de uma maneira propensa a desamarrar durante a caminhada do dia a dia”, fala. 

A reflexão é defendida em seu livro Everything All at Once: How to Unleash Your Inner Nerd, Tap into Radical Curiosity and Solve Any Problem (Tudo de Uma Vez: Como Despertar seu Nerd Interior, Explorar Curiosidades Radicais e Resolver Qualquer Problema, em tradução livre), sem previsão de lançamento no Brasil.

“Quem amarra o cadarço de forma errada compensa com um nó duplo, empilhando laços assimétricos em cima do outro para, no desespero, mantê-los juntos”, diz. “Ou pior, há quem ande com eles soltos.”

Esse jeito errado é nomeado de “granny knot” (nó da vovó, em português), e consiste em laços que ficam cruzados de maneira oposta. Ou seja, de um lado a linha vai por cima e do outro a linha vai por baixo.

O "granny knot" é a forma errada de amarrar os cadarços, pois faz com que eles se desamarrem com maior facilidade (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Já o modo correto é chamado de “square knot” ou “reef knot” — nó de recife. Ele é formado por linhas que ficam cruzadas na mesma direção e que são mais difíceis de desamarrar.

Forma correta de amarrar os cadarços, de acordo com o cientista Bill Nye (Foto: Reprodução/Youtube)

 


Leia também:
+ Sapatos que crescem "sozinhos"?
+ 7 dicas para deixar seus sapatos mais confortáveis

É ciência
Para Nye, a questão não se trata apenas da aparência. Ele afirma que o cadarço é matéria-prima para fazer nós, que são a materialização do charme da matemática. “O charme da matemática é que ela é uma ferramenta fabulosa de solucionar problemas de números racionais que são, claramente, o instrumento mais poderoso de mudar o mundo.”

Ele complementa que o objetivo de fazer o nó certo é para obter simetria. “É uma questão de função. Um sapato amarrado com um nó de recife vai permanecer firme por mais tempo”, reitera. “Em cadarços, assim como na física, simetria é a chave para o balanço e estabilidade.”

Após participar de um programa de televisão nos Estados Unidos, o cientista ensinou o aprensentador Brendan Greeley a amarrar o sapato de maneira correta. Você pode conferir o breve tutorial no vídeo (em inglês). 

Conclusão
A partir da polêmica, Nye utiliza o ato de amarrar os sapatos como metáfora para o método científico de resolver problemas numéricos. Para o cientista, muitas pessoas aprender a apertar nós desajeitados e aceitam a imperfeição e a assimetria sem se contestar.

“Quando fui poético sobre o laço simétrico, não é porque quero mostrar minhas habilidades de marinheiro”, comenta. “É porque um bom design deve acompanhar até os pequenos detalhes, mesmo quando estamos falando de algo simples como apertar os cadarços.”

(Com informações de Wired)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.