Ads Top

Windows 10 deixa de ganhar recursos em alguns PCs com processador Intel Atom

O Windows 10 se deparou com sua primeira grande incompatibilidade. A versão mais recente, chamada Creators Update, não pode ser instalada em PCs com alguns processadores Intel Atom — especificamente, da geração Clover Trail, vendida entre 2013 e 2014.

A Microsoft promete manter esses sistemas atualizados, mas apenas com correções de segurança: em comunicado ao ZDNet, ela confirma que PCs com Clover Trail vão permanecer na Atualização de Aniversário, lançada no ano passado.

A empresa diz que os processadores Atom Z2760, Atom Z2520, Atom Z2560 e Atom Z2580 perderam suporte da Intel. Eles estão presentes em produtos como o Dell Latitude 10 e o LG SlidePad.

Como lembra o Ars Technica, processadores Clover Trail usam chips gráficos com tecnologia licenciada da Imagination. Ela parece não querer, e a Intel parece incapaz, de atualizar os drivers da GPU para o Creators Update.

PCs com Clover Trail foram lançados com Windows 8 e receberam a atualização gratuita para o Windows 10, além da Atualização de Aniversário. No entanto, ao tentar instalar o Creators Update, o usuário se depara com a mensagem “o Windows 10 não é mais suportado neste computador”.

“O Windows 10 não é mais suportado neste PC”

Isto é um problema, porque a Atualização de Aniversário — assim como toda versão do Windows 10 — só receberá correções de segurança por apenas dezoito meses. Ou seja, quem instalou o sistema perderia suporte no início de 2018. Por outro lado, quem permaneceu no Windows 8.1 terá suporte até outubro de 2023.

Por isso, a Microsoft abriu uma exceção: “nós forneceremos atualizações de segurança para esses dispositivos específicos rodando o Windows 10 na Atualização de Aniversário até janeiro de 2023, que se alinha com o período de suporte do Windows 8.1”.

Vale notar que a Atualização de Aniversário já tinha uma versão LTSB (Branch de Serviços de Longo Prazo) que receberá correções de segurança até 2023, mas ela é voltada para empresas. Ou seja, abrir essa exceção não foi tão difícil para a Microsoft.

O que vai acontecer da próxima vez que um hardware for incompatível? O Creators Update, por exemplo, não terá uma versão LTSB e ficará limitado a dezoito meses de suporte. A Microsoft fará os usuários voltarem para a Atualização de Aniversário? São questões que se tornam mais relevantes agora que o Windows é um serviço.

Com informações: ZDNet, Engadget, Ars Technica.

Windows 10 deixa de ganhar recursos em alguns PCs com processador Intel Atom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.