Ads Top

11 Coisas que podem te impedir de ter boas noites de sono

Ter boas noites de sono faz uma diferença enorme na vida das pessoas. Noites mal dormidas fazem as pessoas se sentirem cansadas, exaustas, e provocam danos à saúde, como problemas cardíacos, irritabilidade e depressão. Além disso, provoca também problemas na pele, causando uma aparência de cansaço.

O acúmulo de tarefas, trabalho em excesso e a preocupação são os inimigos mais comuns de uma boa noite de descanso, mas existem também outros pequenos fatores que podem interferir no sono.

1 – Iluminação

A quantidade de luz influencia na produção da melatonina, o hormônio do sono. Por isso, é fundamental estar em um ambiente escuro e tranquilo para dormir bem, pois até mesmo uma luz baixa pode atrapalhar uma noite de sono. Máscaras de dormir podem ajudar bastante.

2 – Exercício físico em horário incorreto

Fazer exercícios físicos estimula o sistema nervoso, e depois de treinar pode ser mais difícil dormir. O ideal é se exercitar pelo menos 3 horas antes do sono, e não deixar para fazer exercícios um pouco antes de dormir.

3 – Tente dormir

É comum irmos deitar quando ainda não estamos com sono, esperando dormir rapidamente, mas o sono acaba não chegando. Se você sente dificuldades em dormir, uma boa dica é levantar da cama e ler um livro (que não seja eletrônico), ou fazer alguma outra atividade que te ajude a relaxar.

4 – Cafeína

Tomar café ou consumir produtos que têm cafeína, como o chocolate, pode atrapalhar bastante suas noites de sono. A cafeína possui efeito que gira em torno de 5 horas, por isso é melhor não consumir durante a noite, e sim durante a primeira metade do dia.

 

5 – Usar a cama incorretamente

Muitas pessoas fazem da cama o seu ambiente de trabalho. O ideal é deixar o trabalho fora do quarto e utilizar a cama apenas para descansar.

6 – Falta de rotina

O ideal é estabelecer um horário e se basear nele para dormir, para que seu organismo se acostume e crie uma rotina. Um horário bom para ir deitar é entre 22h e 01h.

7 – Álcool

O consumo de álcool antes de dormir prejudica o sono e pode fazer com que a pessoa acorde com o mesmo cansaço que estava antes de dormir. Se for consumir álcool, é importante não fazer isso 2 horas antes de dormir.

8 – Ruído

Qualquer barulho pode prejudicar o sono, até os barulhinhos mais baixos. Uma boa ideia é usar tampões de ouvido ou isolar o som do quarto de alguma maneira.

9 – Temperatura incorreta

Até mesmo a temperatura do ambiente atrapalha o sono. A temperatura ideal é de 15 a 23°C. Uma boa dica é usar um cobertor fino e durante a noite trocá-lo por um cobertor mais grosso, se o tempo esfriar.

10 – Cérebro “saturado”

Talvez essa seja uma das coisas que mais prejudica o sono das pessoas – ir dormir pensando em problemas, no trabalho e em preocupações. O ideal é esquecer um pouco esses assuntos antes de dormir, e pensar em coisas mais leves.

11 – Falta de hábitos

É importante acostumar o organismo a uma determinada rotina, como tomar um banho morno antes de dormir. O banho quente pode atrapalhar a chegada do sono, pois ele desperta o metabolismo dificultando uma noite de sono mais tranquila.

Fonte: Genial Guru

O post 11 Coisas que podem te impedir de ter boas noites de sono apareceu primeiro em Tudo Interessante.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.