Ads Top

3 dicas infalíveis para começar (e manter) um diário

 (Foto: Reprodução/Tumblr/wordythelights)

 

A ciência já comprovou: escrever faz bem para a saúde. Pesquisas mostram que escrever uma tarefa à mão, por exemplo, aumenta as chances de você realmente realizá-la, e que escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz

Agendas e diários trazem ainda mais benefícios para a saúde mental. Como explica o neurocientista Daniel Levitin, autor de The Organized Mind (A Mente Organizada, em tradução livre), em entrevista ao Science of Us, externalizar memórias e experiências pode ajudar as pessoas a se sentirem menos ansiosas e estressadas. "Em outras palavras, tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em lembretes na sua geladeira, pode te fazer bem", afirmou ele.

+ Como adotar o método do bullet journal

Ainda assim, desenvolver e manter o hábito de escrever em um diário não é tão fácil quanto parece. Se você sofre desse problema, confira algumas dicas que podem ajudar:

1 - Decida sobre o que você quer escrever
A ideia de manter um diário geralmente é associada à recapitulação de um dia ou semana. Você pode até começar por registrando alguns acontecimentos mas, para a escrita ter algum efeito, é importante focar em como esses momentos fizeram você se sentir. Um estudo publicado no periódico Advances in Psychiatric Treatment mostrou que, ao explorar sentimentos e sensações, você beneficia sua saúde mental e física. Por exemplo: vale relembrar uma briga com um familiar, e em seguida, explorar como a situação te afetou e como você se sente em relação a essa pessoa. 

2 - Descubra o melhor horário
Em qual momento do dia você se sente mais focado? Muitos empreendedores defendem que as manhãs são os melhores períodos do dia para concentração, porém vai de cada um — é possível que escrever antes de dormir, por exemplo, te deixe mais relaxado para uma noite de sono. O importante é encontrar um horário que funcione e mantê-lo para construir o hábito.

 (Foto: Reprodução/Tumblr)

 

3 - Apenas comece
Passe menos tempo se preocupando com a estética — quais canetas e cadernos usar — e a qualidade dos textos, e mais focando na experiência de escrever em si. O especialista em mudança de hábito, BJ Fogg, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, sugere que, para desenvolver um hábito, é importante começar, mesmo que seja de pouco em pouco. "O importante é ser consistente. Comece com o mínimo de trabalho para não ter desculpas para não ser consistente", afirma. Fogg recomenda ainda começar com algumas frases e ir aumentando ao longo das semanas.

Ainda não ficou convencido? Veja aqui quatro motivos científicos pelos quais escrever faz bem para você e o motivo pelo qual ter uma agenda faz bem para a sua saúde mental

(Com informações do Science of Us)

Leia também:
+ 8 dicas para aprender em tempos de pressa
+ 5 métodos para organizar melhor suas anotações
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.