Ads Top

7 fatos que todo apaixonado por cerveja precisa saber

 (Foto: Pixabay)

 

É difícil encontrar quem resista a uma cervejinha gelada no calor (e no frio). Por isso, separamos alguns fatos que você precisa saber sobre a bebida antes da próxima rodada.

Cerveja servia de salário para os sumérios
Uma placa descoberta em Uruk, na região da antiga Mesopotâmia, atual Iraque, mostra que trabalhadores eram pagos com cerveja há cinco mil anos. Essa foi a primeira vez que a bebida foi usada como pagamento, mas não a última. No Egito o método também foi utilizado durante a construção das pirâmides.

Música pode mudar o sabor da cerveja
O pesquisador brasileiro Felipe Reinoso Carvalho descobriu em 2015 que a música ambiente pode mudar o sabor da cerveja. “A bibliografia científica mostra que certos parâmetros musicais podem ter influência em atributos do sabor. Altas frequências, por exemplo, realçam o sabor do doce, as baixas realçam os sabores amargos, enquanto uma combinação entre ritmo sincopados de alta frequência vão ativar a percepção do azedo nas comidas”, contou Carvalho à GALILEU.

Cerveja cheira bem para atrair moscas
Segundo experimentos de dois pesquisadores belgas, a cerveja cheira bem para atrair moscas-das-frutas. A ideia é que esses insetos se alimentem das leveduras presentes na bebida quando ela acaba, ajudando a disseminar o aroma.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja
Treze bilhões e meio de litros de cerveja são feitos por ano no país, um mercado que corresponde a 2% do PIB nacional. Mas nem todos os fabricantes são grandes empresas: dados de 2015 do Instituto da Cerveja mostram que há mais de 300 cervejarias artesanais espalhadas pelo Brasil.

Beber cerveja após praticar exercícios não é uma boa ideia
Ingerir cerveja após a prática de exercícios físicos não ajuda na hidratação. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa da Universidade da Costa Rica, que provou que o nível de hidratação pela bebida é mínimo. “Após três horas tomando cerveja os participantes só conservaram uma quarta parte do líquido, o resto foi urinado. Se comparado com cerveja sem álcool e com água, foi observado que mantinham 50% de líquido no corpo", explicou um dos especialistas.

Não há nada que prove que a culpa da “barriga da cerveja” é, de fato, da bebida
O problema, segundo os especialistas, é a quantidade de calorias que um copo tem — em média 150. Juntando isso com petiscos ricos em gordura e carboidratos, o resultado é o ganho de peso.

Cerveja protege o cérebro da degeneração
Pesquisadores da Universidade Lanzhou, na China, mostraram que a bebida pode proteger o cérebro de doenças como Alzheimer e Parkinson. Segundo eles, há um composto no lúpulo chamado de xanthohumol que ajuda a proteger o sistema nervoso. Isso porque essa substância diminui o nível de oxidação da células, o que é benéfico.

Leia mais:
Álcool ajuda a lembrar de coisas recém estudadas, diz pesquisa
Bebida alcoólica pode ser responsável por obesidade na adolescência

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.