Ads Top

Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Quando uma atualização de sistema chega a um dispositivo com Android, a primeira reação de muita gente é: “nossa, será que estou acordado?”. E a segunda é: “tenho espaço livre para fazer o download?”. Normalmente, uma grande atualização pode ocupar temporariamente mais de 1 GB de armazenamento. Mas isso muda no Android 8.0.

O Ars Technica descobriu que a versão mais atual da documentação do Android descreve um recurso chamado “atualizações por streaming”. Basicamente, ele permite que uma nova versão do Android seja instalada diretamente na partição de sistema, sem exigir um download prévio de todo o pacote. Na prática, isso diminui o requisito de espaço livre da casa do gigabyte para apenas 100 KB.

Android O

Como você sabe, o Android 7.0 Nougat chegou com um recurso que permite atualizar o sistema de uma forma mais transparente. Funciona assim: existem duas partições de sistema no seu smartphone; uma é a A (você pode guardar o que quiser aqui, e ela contém a versão atual do Android em funcionamento), e a outra é a B (um local reservado onde os arquivos originais do Android são guardados).

Hoje, para atualizar o Android, é preciso baixar um grande pacote no A, reiniciar o aparelho e depois esperar alguns minutos até que os arquivos sejam substituídos no B. Com as atualizações por streaming, você poderá continuar utilizando o smartphone normalmente no A enquanto os arquivos de sistema são baixados e atualizados em background diretamente no B. Depois é só reiniciar e usar a nova versão.

A documentação do Google também informa que a novidade será liberada para aparelhos com Android 7.0 por meio de uma atualização do Google Play Services — então é provável que vejamos a novidade até mesmo antes do lançamento do Android O.

Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.