Ads Top

Brasileiros ficam entre os melhores colocados em competição da NASA

 (Foto: Divulgação)

 

Cinco alunos brasileiros ficaram entre os 25 melhores colocados do Space Apps Challenge:  Hackathon, competição mundial promovida pela NASA. O objetivo era desenvolver, em uma maratona de 36 horas, aplicativos que ajudem na resolução de problemas globais.

O grupo de universitários da Universidade Impacta, de São Paulo, criou um aplicativo para a proteção das abelhas, animais importantes para a polinização e a sobrevivência da flora. “A ideia surgiu de um documentário e um episódio da série Black Mirror, que se referiam ao inseto”, conta Julio Cesar dos Santos, um dos membros da equipe.

Segundo o estudante, o problema é que ao se desesperarem com as “invasoras”, as pessoas acabam tentando espantá-las da forma errada, o que é muito prejudicial e pode resultar na morte de grande parte da colmeia.

Leia mais:
Evento traz presidente da Hyperloop e astronauta da NASA para o Brasil
Pesquisadores estudam morcego de duas cabeças encontrado no Brasil

O aplicativo, chamado de BeeBox, tem o intuito de realocar as abelhas com ajuda de ONGs. “A pessoa deve tirar uma foto da colmeia. Com isso, o app identifica a espécie do inseto por reconhecimento de imagem. A partir de outras informações captadas pelo celular, como a localização, ele a relaciona o local que a pessoa está com outro próximo que tenha um clima parecido, no qual as abelhas possam viver bem”, explica Julio Cesar.

Os alunos não chegaram à final mundial da competição, mas ficaram muito felizes com o resultado: “Já tínhamos participado e tido sucesso em outros [hackathons], mas esse teve um gostinho especial, tanto pelo modelo de avaliação quanto por ser algo da NASA".

*Com supervisão de Isabela Moreira.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.