Ads Top

Cientistas descobrem 4 planetas em sistema de estrela semelhante ao Sol

 (Foto: Divulgação)

 

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu quatro planetas próximos à tau Ceti, a estrela mais próxima da Terra que se parece com o Sol. Segundo os cientistas, as massas desses exoplanetas são 1,7 menores do que a do nosso planeta, fazendo com que ganhem o título de menores planetas do tipo já detectados.

Os astrônomos acreditam ainda que dois destes planetas possam abrigar água em estado líquido na superfície, já que estão localizados na zona habitável da estrela.  

Os exoplanetas foram detectados através de observações das ondulações no movimento de tau Ceti, o que exigiu técnicas muito sensíveis de detecção. "Finalmente estamos ultrapassando um limiar no qual, através de muitos dados sofisticados de observadores independentes, podemos distinguir os ruídos da superfícia estelar dos pequenos sinais gerados pelas ondas gravitacionais dos planetas", afirmou Steven Vogt, da Universidade de Santa Cruz, em comunicado oficial.

Apesar de estarem na zona habitável, os dois candidatos observados são desfavorávies à vida como a conhecemos, já que um disco detritos massivos em torno da estrela faz com que os planetas possam ser bombardeados por asteroides e cometas. 

Estrelas do tamanho do Sol, como tau Ceti, empolgam os cientistas porque trazem chance de vida nos planetas que formam seus sistemas, diferente de algumas anãs vermelhas, como a Proxima Centauri e a Trappist-1, que são muito fracas. 

(Com informações de University of California - Santa Cruz).

Leia mais:
Astrônomos brasileiros ajudam a mapear matéria escura do Universo
Brasileiros ficam entre os melhores colocados em competição da NASA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.