Ads Top

Empresa processa Nintendo e diz que controles do Switch violam patente

Você acha que o Nintendo Switch é parecido com algum console ou acessório para games que está ou esteve no mercado? A Gamevice acredita que sim: a empresa está processando a Nintendo com a alegação de que o Joy-Con do Switch viola uma patente relacionada aos controles do Wikipad. Além de indenização, a companhia pede que as vendas do console da Nintendo sejam proibidas.

Nintendo Switch

Talvez você nunca tenha ouvido falar do Wikipad, afinal, o produto foi tudo, menos bem-sucedido. Mas ele até apareceu aqui no Tecnoblog. O dispositivo foi anunciado em 2012 e lançado no ano seguinte como um tablet Android especialmente projetado para games. O seu maior diferencial é um joystick acoplável que, como tal, transforma o tablet em console portátil — se o usuário não quiser jogar, precisa apenas tirar o controle para o tablet voltar a ser “normal”.

Wikipad

A ideia é interessante, mas as semelhanças com os controles do Nintendo Switch não são lá muito grandes, certo? Em compensação, o Joy-Con é parecido com os controles acopláveis que a Gamevice lançou posteriormente para iPhone e iPad, por exemplo.

Controles da Gamevice para iPad

Controles da Gamevice para iPad

Mesmo com algumas semelhanças nos controles, o Nintendo Switch segue propósitos diferentes. O Joy-Con pode, por exemplo, funcionar de maneira desacoplada ao console. Além disso, um Joy-Con esquerdo pode ser combinado com um Joy-Con direito (via Joy-Con Grip) para formar um único joystick.

Nintendo Switch

É importante levar em conta também que, apesar de a Gamevice deter patentes relacionadas, a ideia de controles acopláveis não é nova. A proposta de um tablet gamer com joystick também não é recente. Basta a gente lembrar do Razer Edge, que foi anunciado na CES 2013.

Razer Edge

Razer Edge

Esses aspectos levantam a suspeita de que a Gamevice está apenas tentando arrancar algum dinheiro da Nintendo com patent trolling, “modelo de negócio” relativamente comum nos Estados Unidos em que empresas tentam obter indenizações generosas com processos envolvendo patentes quase sempre obscuras.

Até o momento, nenhuma das partes se pronunciou sobre o assunto.

Com informações: Engadget

Empresa processa Nintendo e diz que controles do Switch violam patente

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.