Ads Top

Estátua de 800 anos do Império Khmer é encontrada no Camboja

Parte de trás da cabeça da estátua encontrada em Camboja (Foto: Apsara Authority)

 

Uma estátua com quase dois metros de altura foi encontrada próximo ao templo de Angkor Wat, no Camboja. Acredita-se que a figura pertença ao Império Khmer, que existiu entre os séculos 12 e 13 da Era Comum.

Os escavadores especulam que a imagem representa um guardião simbólico, visto que estava na entrada de um hospital. Ela está com partes dos pés e pernas faltando, mas na cabeça e na face é possível ver gravuras e desenhos decorativos.

A estátua estava a apenas dez centímetros abaixo da terra. Pesquisadores afirmaram que a descoberta é surpreendente porque muitas relíquias dessa época antiga foram roubadas ou perdidas.

Leia também:
+ Visite Angkor, no Camboja, com o Street View
+ Cidades medievais são encontradas em florestas no Camboja

O complexo de Angkor é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Ásia. Ele foi construído durante o reino de Jayavarman VII, e originalmente era para ser um templo hindu. Atualmente, o local é considerado patrimônio mundial pela UNESCO, além de ser um dos pontos que mais recebe turistas no país.

“O reino de Jayavarman VII é bem notável nos termos de programas sociais”, disse Im Sokrithy, líder do projeto de escavação ao jornal Cambodia Daily. “O hospital era feito de prédios de madeira e uma capela de pedras. O que restou é somente a capela e as madeiras desapareceram.”

A busca foi coordenada pela entidade cambojana Apsara Authority e teve como foco estudar a área do hospital e do rio que passa ao lado. Os pesquisadores esperam encontrar mais registros e objetos da medicina e ciência do povo de Khmer.

Pesquisadores escavam estátua encontrada em Camboja (Foto: Apsara Authority)

 

(Com informações de IFL Science)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.