Ads Top

Microsoft anuncia Windows 10 Pro for Workstations (sim, mais uma versão)

Você acha que o Windows 10 tem versões demais? Eu também. Mas saiba que a Microsoft não se importa com isso. A companhia anunciou mais uma versão do sistema operacional: o Windows 10 Pro for Workstations. Como o nome sugere, a novidade é focada em computadores de alto de desempenho e aplicações profissionais.

De acordo com a Microsoft, o sistema foi desenvolvido com base no feedback obtido dos usuários do programa Windows Insider. A nova versão oferece suporte a hardware mais avançado (no nível de servidores) e a cargas intensas de trabalho, por exemplo.

Só para você ter noção, o Windows 10 Pro for Workstations pode trabalhar com processadores de alto desempenho, incluindo as linhas Intel Xeon e AMD Opteron em configurações com até quatro CPUs, além de ter suporte a até 6 TB de memória; o Windows Pro trabalha com configurações de até duas CPUs e suporta até 2 TB.

As demais características destacadas pela Microsoft são estas:

  • Sistema de arquivos ReFS (Resilient File System): o ReFS é otimizado para lidar com grandes volumes de dados e conta, por exemplo, com a capacidade de detectar dados corrompidos em uma unidade de armazenamento espelhada e automaticamente fazer a correção a partir de uma cópia.
  • Memória persistente (ou permanente): o Windows 10 Pro for Workstations oferece os recursos necessários para o aproveitamento de módulos de memória não volátil (NVDIMM-N), que permitem que os dados sejam escritos e lidos com mais velocidade. Por ser não volátil, esse tipo de memória preserva os dados mesmo quando o computador é desligado.
  • Compartilhamento mais rápido de arquivos: o sistema operacional também traz suporte ao SMB Direct, que permite que aplicações tenham mais velocidade e menos latência na transferência de dados, além de exigir menos carga de processamento.

Em resumo, o Windows 10 Pro for Workstations é mesmo uma versão para quem precisa lidar com aplicações pesadas e grandes volumes de dados, mas não está necessariamente trabalhando com servidores.

Windows 10 Pro for Workstations

Com o lançamento, o Windows 10 passa a ter 12 versões oficiais:

  1. Windows 10 Home;
  2. Windows 10 Pro;
  3. Windows 10 Enterprise;
  4. Windows 10 Education;
  5. Windows 10 Pro Education;
  6. Windows 10 Enterprise LTSB;
  7. Windows 10 Mobile;
  8. Windows 10 Mobile Enterprise;
  9. Windows 10 IoT;
  10. Windows 10 S;
  11. Windows 10 Team;
  12. Windows 10 Pro for Workstations.

O plano inicial da Microsoft era fazer o Windows 10 ter sete versões, o que, convenhamos, já era muita coisa.

Com informações: VentureBeat

Microsoft anuncia Windows 10 Pro for Workstations (sim, mais uma versão)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.