Ads Top

Mulheres são mais inteligentes em países com igualdade de gênero

Mulheres estudando (Foto: Flickr/ World Bank Photo Collection/ Creative Commons)

 

Uma pesquisa da Universidade de Paris-Dauphine, na França, sugere que a inteligência das mulheres está diretamente relacionada com a garantia de direitos iguais entre os gêneros em cada país.

Publicado na Psychological Science, o estudo mostrou que quanto mais igualdade, maior as chances de as mulheres de meia idade terem mais conhecimento que os homens.

Além disso, pesquisadores chegaram a uma conclusão interessante: em certas nações, as mulheres superavam os homens.

Os cientistas também identificaram que as mulheres de nações mais conservadoras são as que menos têm conhecimento. Isso porque o acesso ao estudo por elas é restrito e elas geralmente são educadas para cuidar apenas da casa e da família.

A Suécia, por exemplo, é o país que mais abriga mulheres com melhores habilidades cognitivas. Já em Gana, os homens superaram as mulheres com uma margem grande de diferença.

Leia também:
+ Reino Unido proíbe anúncios com estereótipos de gênero
+ Estudo revela que Brasil é líder em igualdade de gênero na ciência

Para chegar ao resultado, pesquisadores realizaram testes de inteligência com mulheres e homens com idade entre 50 e 93 anos. Os participantes eram de 27 nações diferentes. 

A maioria das atividades era de memória, como repetir palavras que tinham acabado de ser mostradas. As pessoas também precisaram responder se concordavam (ou não) que os locais onde moravam ofereciam os mesmos direitos para homens e mulheres.

“A inteligência não pode ser totalmente compreendida sem entender as oportunidades de desenvolvimento que a sociedade oferece (ou não)”, concluiu o estudo.

(Com informações de IFL Science)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.