Ads Top

O aplauso se tornou uma alternativa ao like, e permite curtir mais de uma vez

Reações que vão além do curtir/favoritar não são novidade. Há anos, usuários do Facebook podem dizer que algo é engraçado, ou triste, ou irritante com apenas um clique. Mas às vezes, um simples like não reflete sua aprovação: falta uma forma simples de mostrar que você gostou muito de alguma coisa. Aí entra o aplauso.

O Medium introduziu um novo botão de reação que permite oferecer “aplausos” como feedback para os textos publicados na plataforma. Se você gostar muito do que leu, pode aplaudir várias vezes.

Foto por Matthew Wilkinson/Flickr

Katie Zhu, que trabalha no Medium, explica em um post que o novo recurso foi criado porque o botão “recomendar” (equivalente ao “curtir”) não era o bastante, pois “mostra quantas pessoas acharam que o texto é bom, mas não o quão bom ele é”.

A ideia é usar esse feedback para destacar as histórias mais interessantes. O sistema avalia seus aplausos individualmente, e compara com o número de aplausos que você normalmente dá.

Por exemplo, suponha que um usuário costuma curtir textos apenas uma vez. Se um artigo em especial receber 10 aplausos, o Medium entende que ele é melhor do que a média. No entanto, isso não acontece se o usuário geralmente dá 10 aplausos para todo texto. É uma forma de evitar manipulações.

O Medium já estava testando o aplauso no Series, recurso comparado ao Snapchat que permite atualizar uma história ao longo do tempo com textos curtos, imagens e GIFs. “No começo, achamos que isso era apenas divertido”, escreve Katie. “Mas então percebemos que isso poderia ter um significado profundo. Assim como na vida real, vimos que as pessoas aplaudem mais quando gostam mais de uma Series”.

Fico imaginando que isso poderia abrir uma caixa de Pandora nas redes sociais. Em vez de pedir likes, um YouTuber diria “clique no botão de aplaudir o máximo que você puder”. Ou um usuário do Instagram poderia cobrar do amigo: “poxa, você só deu cinco aplausos pra minha foto…?”. Mas ainda 👏 é 👏 cedo 👏 para pensar nisso.

Com informações: Medium, The Next Web.

O aplauso se tornou uma alternativa ao like, e permite curtir mais de uma vez

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.