Ads Top

O truque científico para fazer crianças comerem mais vegetais

Existem pais que se descabelam diariamente para conseguir fazer o filho colocar um pedaço mínimo de legume na boca. O desafio de estimular dietas saudáveis foi levado para o laboratório por pesquisadores da Universidade Deakin – e eles acabaram com um truque muito simples de usar: corte os vegetais o menos possível.

Os cientistas reuniram 72 crianças, que foram divididas em dois grupos. Um deles recebeu um caixa com 500g de cenoura picada. O outro recebeu a mesma quantidade, mas em cenouras inteiras. Eles tinham 10 minutos para comer o quanto quisessem.

No fim do estudo, os pesquisadores concluíram que as crianças que comeram cenouras inteiras consumiram 10% a mais do que as que receberam cenouras picadas.

Explicar esse fenômeno é mais difícil, e exige mais dados para gerar uma resposta cientificamente válida. Mas, para os pesquisadores, o resultado pode ser explicado por um fenômeno chamado “viés de unidade”. Seres humanos, em geral, terminam o que começam, em termos de comida. Se recebemos uma unidade de alguma coisa, temos a tendência de considerar que aquilo é uma porção única, adequada para o consumo de uma só vez.

Assim, quando uma criança come vegetais picados, cada pedacinho pode ser percebido como uma unidade inteira. Cada parte é consumida independentemente – e há quem sugira que perdemos a vontade de comer mais rápido dessa forma. Além disso, você sempre pode comer um pedacinho independente e devolver o resto, sem desperdício. Já uma cenoura inteira, uma vez mordida, só gera a impressão de finalizada quando é consumida por inteiro. E, se você devolver uma cenoura mordida, ela provavelmente vai ter que ser jogada fora.

Ninguém sabe se o viés da unidade é motivado por uma aversão ao desperdício ou por adiantar a sensação de saciedade. Não sabemos nem se ele funciona em todos os casos. Mas vale fazer o teste: se der certo, 10% de consumo espontâneo a mais de vegetais não só pode deixar a dieta do seu filho mais saudável, mas economizar tempo precioso gasto fazendo aviãozinho, insistindo e implorando com o pequeno.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.