Ads Top

Panasonic apresenta cadeira de rodas autônoma para uso em aeroportos

Alguns aeroportos são tão grandes que parecem uma pequena cidade. Não raramente, chegar ao portão de embarque exige que você caminhe um bocado. Se é cansativo para uma pessoa em boas condições físicas, imagine para alguém com mobilidade reduzida. Mas, no Japão, a Panasonic apresentou uma solução para esse problema: uma cadeira de rodas autônoma chamada Whill Next.

Whill Next

Desenvolvida em parceria com a Whill, empresa especializada em equipamentos para mobilidade, a cadeira faz parte de um programa que visa deixar o Aeroporto de Haneda (ou Aeroporto Internacional de Tóquio) mais acessível para todos os tipos de usuários.

Para usá-la, o usuário deve informar o seu destino dentro do aeroporto a partir de um aplicativo para smartphone. A cadeira identificará a posição da pessoa, traçará a melhor rota e então a levará até o ponto de destino.

Com isso, uma pessoa que caminha com dificuldade ou depende de uma cadeira de rodas convencional poderá ir, sem esforço, da área de checkin até o banheiro mais próximo ou de um restaurante dentro do aeroporto até o portão de embarque, por exemplo. A cadeira tem autonomia de 25 quilômetros, aproximadamente, e velocidade máxima de 9 km/h.

Tudo é feito automaticamente. A Whill Next é equipada com sensores e tecnologia de reconhecimento de imagem que detectam obstáculos próximos, assim a cadeira para se algum distraído estiver bem à frente.

Duas ou mais cadeiras podem trabalhar em conjunto, permitindo que uma família inteira seja transportada, por exemplo. Além disso, a Whill Next consegue seguir sozinha para a base mais próxima assim que deixar de ser usada.

Um detalhe interessante é que o usuário não precisa ir até a base para pegar a cadeira. Ele pode chamá-la pelo próprio aplicativo. Se a pessoa tiver bagagens volumosas, a Whill Next pode também se conectar a carrinhos de transporte que seguem a cadeira de rodas automaticamente.

Whill Next

A cadeira de rodas autônoma começou a ser testada nesta semana no Aeroporto de Haneda. Os testes serão realizados até o final de março de 2018. Se os resultados forem positivos, a Whill Next deverá fazer parte dos equipamentos definitivos do local e, provavelmente, será disponibilizada em outros lugares, como shoppings e os demais aeroportos japoneses.

O Japão será sede dos jogos olímpicos de 2020, portanto, há uma imensa preocupação em modernizar (ainda mais) a infraestrutura local para a recepção de turistas, jornalistas, atletas e afins.

A cadeira é só uma das iniciativas. A Panasonic também trabalha em uma tecnologia que permitirá a um estrangeiro obter informações sobre o ponto em que está. Basta acessar um site especial no smartphone (não é necessário baixar um app) e apontar a câmera para um local específico. O sistema irá fazer reconhecimento de imagem e exibir as informações correspondentes, como o cardápio de um restaurante ou a tradução de uma placa.

Com informações: Daily Mail

Panasonic apresenta cadeira de rodas autônoma para uso em aeroportos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.