Ads Top

Teflon: o material que pode ser encontrado em panelas e aeronaves

 (Foto: Tomás Arthuzzi / Editora Globo)

 

O mesmo material que não deixa o ovo frito grudar na sua frigideira foi usado na vedação das válvulas da bomba atômica lançada em 1945 em Hiroshima. Mais conhecido como Teflon, o polímero politetrafluoretileno (PTFE) — nome não comercial da substância — é um plástico de alto desempenho.

Assim como ocorreu com outros produtos famosos, o nome Teflon, de propriedade da empresa DuPont, acabou se tornando sinônimo da substância. O elemento foi descoberto por acaso em 1938 pelo químico norte-americano Roy Plunnkett, que tentava criar um novo gás refrigerante para substituir o CFC.

Nas frigideiras, o Teflon é aplicado na superfície do alumínio com a utilização de rolos. Depois desse revestimento, as peças são colocadas em fornos de secagem com alta temperatura (o que faz com que o filme de PTFE fique aderido ao metal). Como o material apresenta um dos mais baixos coeficientes de atrito em relação aos materiais sólidos, a antiaderência das panelas revestidas com a substância é garantida.

O PTFE é insolúvel em solventes, resistente ao ataque de ácido corrosivo, tem ponto de fusão bem alto (de 326,8°C) e aspecto escorregadio. Por isso, serve para muitas coisas além de forrar panelas. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves. Pode ser usado também na confecção de ossos artificiais, próteses odontológicas, coletes à prova de balas e até absorvedores de choque e de som.

 (Foto: )

 

Polímero Politetrafluoretileno (C2F4)n
É composto de carbono e flúor. O flúor possui propriedade de não propagação de fogo, por isso promove grande estabilidade térmica.

 (Foto: )

 

Ácido Fluorídrico (HF)
Sua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Em contato com a pele, pode atacar o cálcio dos ossos. É usado na produção de gases refrigerantes.

 (Foto: )

 

Clorofórmio (CHCI3)
É um gás tóxico empregado como solvente de verniz e borrachas. Foi usado como anestésico antes de ficar provado que fazia mal à saúde.

 (Foto: )

 

Fluorita (CaF2)
É a principal fonte comercial de flúor. O elemento é usado principalmente na indústria química, de vidros, de esmaltes e na siderurgia e metalurgia.

Fonte: Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg — Coordenador e professor do curso de Engenharia Química da PUCRS

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.