Ads Top

Esse era o rosto de uma criança europeia que viveu há 34 mil anos

Rosto de menina (Foto: Visual Science/ Reprodução)

 

Arqueologistas realizaram o sequenciamento de DNA de ossos de crianças encontradas em Sunghir, sítio arqueológico da Rússia, e conseguiram obter uma fiel reconstrução facial de suas feições. Especialistas indicam que essas pessoas faziam parte do primeiro grupo de pessoas que habitaram a Europa, há cerca 34 mil anos. 

O projeto, publicado na revista Science, foi realizado pelo estúdio internacional de visualização científica Visual Science, e pela Academia Russa de Ciências (RAS, na sigla em inglês) do Instituto de Etnologia e Antropologia. 

Leia também:
+ É assim que as pessoas da Era do Bronze eram há 3700 anos
+ Rosto de líder peruana que viveu há 1,7 mil anos é reconstruído

A reconstituição foi possível graças as técnicas de realidade virtual. Para chegar ao resultado final, os pesquisadores fotografram os crânios e os escanearam com um laser. Os dados então foram inseridos em um programa com software de modelagem em três dimensões, responsável por produzir as imagens. 

Rosto de menino (Foto: Visual Science/ Reprodução)

 

Esse processo foi feito com a partir do método de reconstrução facil forense criado pelo arqueologista soviético Mikhail Gerasimov na década de 1930. De acordo com desenvolvedores, os resultados do programa de computador foram validados com o trabalho de Gerasimov para que a aparência ficasse o mais correta possível. 

(Com informações de Newsweek)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.