Ads Top

Vídeo de cérebro "fresco" mostra como sua consistência é sensível

Cérebro (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

A Universidade de Neurociência de Utah, nos Estados Unidos, publicou em 2013 um vídeo no YouTube de um cérebro recém retirado de uma autopsia. 

Segundo a instituição, a proposta foi aumentar o acesso e entendimento dos alunos a cérebros "frescos", visto que muitos laboratórios de ensino apenas possuem órgãos preservados, modelos artificiais e imagens. 

"Estudantes tendem a pensar na consistência do cérebro como uma bola de borracha", disse Suzanne Stensaas, professora e neuroanatomista. "Todavia, se você é um cirurgião de trauma ou neurocirurgião, você perecebe que o cérebro é bem macio, e mais vulnerável do que parece."

Para exemplificar, Stensaas falou que o cérebro é muito mais macio e suave que a carne que encontramos no mercado. 

Leia também:
+ 6 coisas incríveis que o seu cérebro consegue fazer
+ Vasos linfáticos podem ter sido encontrados no cérebro — e isso muda tudo

A faculdade ainda declarou que a intenção do vídeo foi "ressaltar a vulnerabilidade do cérebro para destacar a importância de usar capacetes, cintos de segurança e de cuidar do órgão".

O cérebro mostrado pesa 1,4 kg e pertenceu a uma pessoa que morreu de complicações de transplante de células. A análise e autopsia só foram possíveis porque a pessoa doou seu corpo para a ciência

Confira o vídeo (em inglês). 

(Com informações de Science Alert)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.