Ads Top

Seres vivos mais antigos do mundo são encontrados na Tasmânia

 (Foto: Proemse et al./Scientific Reports)

 

Uma porção dos seres vivos mais antigos do mundo foi encontrada na região da Tasmânia, Austrália. A descoberta foi comemorada após pesquisadores encontrarem estromatólitos, substância secretada por esses unicelulares, que dificilmente são encontrados, mas têm muita importância para estudos sobre origem da vida.

A forma dos estromatólitos pode variar, mas geralmente aparecem como estruturas rochosas. São formados por micróbios fotossintetizadores unicelulares, como cianobactérias, que coletivamente formam uma camada chamada biofilme.

Este biofilme é feito de filamentos compostos de organismos unicelulares e filtra sedimentos e minerais da água, formando o estromatólito. Por essa razão, essas substâncias são uma excelente ferramenta para o estudo da história geológica da Terra.

Leia mais:
Cientistas descobrem espécie de grama que tem gosto de salgadinho
O que aconteceria se todos se tornassem vegetarianos?

"O ecossistema desenvolveu-se em torno de montes de mata onde as águas subterrâneas, ricas em minerais, são forçadas à superfície por estruturas geológicas de rochas de pedra calcária subjacentes. O achado provou ser duplamente interessante porque um exame mais aprofundado revelou que esses montes de mola foram parcialmente construídos com estromatólitos vivos", afirmou Bernadette Proemse, da Universidade da Tasmânia, em comunicado.

 (Foto: Proemse et al./Scientific Reports)

 

As águas nas quais os estromatólitos apareceram são ligeiramente alcalinas e dominadas por bicarbonato de cálcio, o que faz sentido, já que o estudo de uma seção transversal da estrutura revelou camadas claras e escuras alternadas feitas de carbonato de cálcio.

Agora os pesquisadores precisarão de mais tempo para estudar os desdobramentos dessa descoberta.

(Com informações de Science Alert.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.