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Lançamento semente: Como testar um produto inédito?

 

Quer fazer o lançamento de um produto, mas está em dúvida se ele vai ser bem recebido pelo mercado? Então, você precisa de um lançamento semente. 

 

Essa estratégia de marketing tem facilitado a vida de muitos empreendedores digitais que desejam vender um produto mas ainda não tem toda a ideia estruturada para fazer isso acontecer. 

 

Neste post, vamos te explicar o que é o lançamento semente, quais as vantagens em fazer um lançamento semente e como você pode fazer o SEU lançamento semente. 

 

Continue lendo e saiba tudo sobre esse tipo de lançamento. 

 

O que é lançamento semente? 

 

Você está pensando em lançar um novo produto no mercado, mas não tem muita certeza de como ele será recebido pelo público? Então, a solução para seus problemas, é investir em um lançamento semente. 

 

Com o lançamento semente, você não precisa fazer um grande investimento e correr o risco de sair no prejuízo, caso o produto não seja bem aceito pelo público. 

 

A ideia  deste tipo de lançamento é que ele não esteja 100% finalizado, te dando a oportunidade de fazer qualquer ajuste durante o processo de criação, caso seja neessário. Vamos ver um exemplo? 

 

A ideia é criar um curso online que fale sobre o Marketing de Afiliados, mas você ainda não tem o conteúdo completo para vendê-lo, então você cria uma aula introdutória e divulga o curso em todos os canais possíveis. 

 

Após o curso ser lançado e as vendas começarem, os alunos vão receber apenas o conteúdo introdutório, e as aulas seguintes vão sendo liberadas aos poucos. 

 

Dessa forma, você consegue ter um feedback da primeira parte do conteúdo e entender se está no caminho certo ou se precisa fazer alguma mudança para agradar o público. 

 

Mesmo sendo um produto que não precisa estar todo pronto para ser lançado, é importante que como empreendedor digital, você seja organizado e faça um planejamento adequado ao seu produto. 

 

Assim, você garante menos riscos e sabe como agir frente a determinada mudança. Ou seja, tenha um plano B para facilitar a sua vida na hora de alterar algo.  

 

A seguir vamos ver algumas das vantagens que você pode ter ao fazer um lançamento semente. 

 

Vantagens em fazer lançamento semente

 

Investir no lançamento semente pode ser visto como um benefício, principalmente, para quem nunca vendeu nada na internet, ou seja, uma boa saída para aquela pessoa que vai iniciar no mercado e ainda não sabe muito bem o que pode vir como resultado. 

 

Por isso, se você é uma dessas pessoas, veja como fazer o lançamento semente pode trazer vantagens que influenciam nesses primeiros passos dentro do mercado digital. 

 

Menor investimento financeiro

 

A primeira vantagem, é o baixo investimento financeiro. 

 

Por ser um produto que ainda está em construção, o investimento inicial não precisa ser muito alto. 

 

Você pensa no essencial para começar, e com o tempo, a partir dos resultados coletados, é possível identificar o quanto de verba será necessário aumentar para que o produto continue performando bem. 

 

Novos leads de qualidade

 

Fazer o lançamento de um produto, requer divulgação para atrair o público que deseja alcançar, certo? 

Portanto, fazer o lançamento semente é o momento perfeito para coletar novos  leads. Com isso, se torna possível ter uma ideia de quantas pessoas se mostraram interessadas em adquirir o produto. 

 

Coletar novos leads também se torna importante para criar e estreitar um relacionamento com quem se interessa pelos seus produtos. 

 

Educar o mercado sobre o seu produto

 

O lançamento semente também pode te ajudar a preparar e educar o público sobre o seu produto. 

 

Mostre os benefícios que ele tem e como pode ser útil para resolver os problemas que são enfrentados pelo seu público. 

 

Assim, você cria mais confiança em todos que se interessaram em realizar a compra. Quanto mais informações sobre o produto, melhor para o consumidor fechar uma compra. 

 

Fazer testes antes de lançar

 

A possibilidade de testar o produto também é uma grande vantagem. Quando se tem um lançamento semente, é possível testar o produto no mercado por etapas. 

 

Assim, você consegue entender se a porcentagem de aceitação do público está conforme o esperado ou se é necessário fazer alguma alteração antes de lançá-lo por completo.

 

 

Como fazer o seu lançamento semente

 

Para fazer um lançamento semente você precisa pensar em alguns pontos importantes para que ele dê certo.

 

E é sobre eles que vamos falar agora. 

 

Crie sua ideia de produto

 

Investir em um lançamento semente também serve como uma forma de preparar o público que você quer atingir. 

 

Por isso, crie sua ideia e divulgue informações por meio da criação de conteúdos que informem as pessoas sobre o seu produto. 

 

Assim, eles conseguem conhecê-lo cada vez mais, deixando claro o que ele entrega e facilitando o processo de futuras adaptações que ele precise. 

 

Faça uma lista para o lançamento

 

Ter leads qualificados para trabalhar seu lançamento semente é essencial para ter uma boa recepção do produto no mercado. 

 

Nesse caso, você pode criar uma landing page com todas as informações do produto, principalmente com a intenção de mostrar qual a função dele para resolver o problema do seu público. 

 

Feito isso, você consegue coletar os leads que visitarem a página e colocá-los em uma lista para fazer a divulgação do produto. 

 

Envie conteúdos para a lista

 

Antes de fazer o lançamento semente, uma estratégia interessante para explorar, é o envio de conteúdos sobre o produto para aqueles  leads que foram coletados durante o processo de divulgação. 

 

Quanto mais informado o público estiver, melhor será para que eles se interessem em adquirir o produto depois de lançado. 

 

Planeje o desenvolvimento do produto

 

A gente sabe que você não precisa ter um produto pronto para fazer o lançamento semente, porém é importante que você tenha essa parte inicial muito bem definida. 

 

Por isso, se dedique em entregar o melhor produto para o seu público (mesmo que ainda esteja completo), assim você vai causar uma boa impressão e garantir uma recepção positiva do que ainda está por vir. 

 

Se atente aos feedbacks 

 

O termo customer centric não existe atoa, pois ter o cliente ao centro é muito importante para que o seu negócio funcione. 

 

Depois de fazer o lançamento semente, se atente aos feedbacks de seus clientes e veja como isso pode te ajudar a melhorar cada vez mais sua entrega no mercado. 

 

A opinião do seu cliente pode fazer toda a diferença para você perceber alguns pontos que ainda não estavam tão claros. Às vezes o que você enxerga como a dor do cliente, não é exatamente a dor dele, por isso se atente as opiniões dele.  

 

Faça seu lançamento semente pela Monetizze

 

Agora que você sabe mais sobre o lançamento semente e está pensando em começar no mercado com um produto desse tipo, que tal a Monetizze te ajudar nisso? 

 

Na plataforma você tem inúmeras soluções que podem facilitar o lançamento do seu produto no mercado digital. E para que isso aconteça, você só precisa se cadastrar. 

 

Venha ser um produtor na Monetizze e tenha muito mais segurança e apoio para lançar o seu produto. 

 

Estamos te esperando. 

 

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Lançamento semente: Como testar um produto inédito?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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