Ads Top

#Luneta 48: O dia em que a NASA disse não a Donald Trump

NASA negou pedido de Trump de enviar astronautas à Lua em 2019 (Foto: reprodução)

Não é de hoje que a NASA tem seguido um planejamento rigoroso com o intuito de enviar os primeiros seres humanos a Marte na década de 2030. E não é à toa que a agência estipulou um prazo tão longínquo para cumprir seu objetivo final: por se tratar de um projeto tão complexo, é preciso ter calma e pés no chão.

Como a história já nos mostrou diversas vezes, erros provocam tragédias quando mandamos pessoas ao espaço. Naves explodem e os tripulantes simplesmente não têm como se salvar. Mesmo ciente de todos os riscos envolvidos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à NASA em fevereiro que uma missão tripulada fosse enviada à Lua já em 2019.

Detalhe: logo no primeiro voo de teste do foguete mais potente da história que a agência está desenvolvendo, o SLS, a bordo da também pouco testada cápsula Orion. A ideia da Exploration Mission 1 (EM-1) é enviar uma missão sem tripulantes até a Lua para testar todos os sistemas da cápsula.

Mas Trump insistiu em adiantar a EM-2, esta sim tripulada e com o mesmo destino (a Lua), do início dos anos 2020 para 2019. Só para que o retorno de astronautas americanos ao espaço profundo ocorresse em seu primeiro mandato.

Depois de investigar a viabilidade da ideia, a NASA se negou a correr o risco e disse não ao presidente. No Luneta Live* dessa semana, confira uma discussão sobre os perigos do uso político da ciência.

E mais: a nova pesquisa de astrônomos da USP que diz que o Sol nasceu em um cantinho amigável à vida na Via Láctea, a real causa da morte dos dinossauros e o novo sobrevoo da sonda Juno sobre Júpiter. Assista abaixo!

*O Luneta Live é transmitido ao vivo todas as sextas na página da Revista Galileu no Facebook. O programa vai ao ar às 17h para comentar as notícias astronômicas mais interessantes da semana, com análises sobre as histórias espaciais que viraram manchete no mundo todo. Acompanhe a seção também nas edições impressas da revista para ficar por dentro das principais novidades da astronomia e da exploração espacial!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.