Ads Top

Sangue do dragão-de-komodo pode ser usado para antibióticos

Dragão-de-komodo (Foto: Reprodução)

 

Um grupo de especialistas da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, descobriu que o sangue do dragão-de-komodo possui uma série de substâncias que podem ser usadas como antibióticos. O sangue do maior lagarto do mundo, a priori, era apenas visto como tóxico, mas com o estudo — que já dura quatro anos — novas descobertas foram feitas.

Dragões-de-komodo se alimentam regularmente de carniça, mas raramente ficam doentes porque possuem proteínas chamadas peptídeos antimicrobiana, que permite uma defesa de infecções multifacetada. Os pesquisadores estudaram o sangue do animal para identificar peptídeos que têm potencial para serem usados em remédios.

Segundo o bioquímico Barney Bishop, esses peptídeos podem ser utilizados para combater infecções por estafilococos, infecções no ouvido e por queimaduras, dermatites, fibrose cística e até pneumonia.

Agora os especialistas esperam conseguir tornar essas substâncias sanguíneas em drogas que salvem milhares de vidas. Segundo o cientista, os remédios poderiam combater uma bactéria superresistente que mata mais de 700 mil pessoas por ano.

Leia mais:
+ Cola à base de mexilhões pode ser a solução para evitar cicatrizes
+ Asteroide que dizimou dinossauros atingiu o pior lugar possível

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.