Ads Top

Dormir até tarde nos fins de semana pode fazer mal para a sua saúde

Dormir até mais tarde nos fins de semana pode não ser uma boa ideia para a sua saúde (Foto: Flickr/Silvia Sala)

 

A correria do dia e a falta de hábitos saudáveis faz com que muitas pessoas durmam pouco durante as noites de semana e tentem compensar o sono dormindo mais umas horinhas no final de semana. Um estudo realizado por pesquisador da Universidade de Arizona em Tucson, nos Estados Unidos, mostra que esse costume pode trazer malefícios à saúde.

Durante a conferência SLEEP, que é dedicada a estudos voltados ao sono, a equipe apresentou sua pesquisa e definiu o hábito de dormir mais nos fins de semana para compensar os outros dias como "jetlag social". Segundo o estudo, as pessoas que fazem isso sentem efeitos parecidos com o jetlag — a mudança de fuso horário —, como o cansaço, por exemplo. 

Os pesquisadores calcularam o "jetlag social" de 984 adultos americanos comparando os horários nos quais eles dormem e acordam ao longo da semana com as informações equivalentes ao fim de semana. Foram levados em consideração ainda o quanto cada participante dormia durante uma semana inteira e se sofria de insônia ou não.

+ Confira: 3 dicas psicológicas para lidar com a insônia

Observou-se que para cada hora de "jetlag social", havia um aumento de 11% de chance dos participantes desenvolverem uma doença cardiovascular. O hábito também foi associado com mau humor, fadiga e cansaço.

"Os médicos geralmente recomendam que seus pacientes pensem em suas dietas e exercícios, mas eu acredito que a pesquisa oferece uma estratégia preventiva adicional", disse a pesquisadora Sierra Forbush, da Universidade de Arizone, em entrevista à New Scientist. "Não é só sobre dormir o suficiente, mas ter um sono regular: o ideal é que as pessoas durmam e acordem no mesmo horário todos os dias da semana."

Ter uma rotina antes de dormir é essencial para ter uma boa noite de sono. Nesta lista, você confere algumas dicas para se preparar para uma boa noite de sono e, nesta, como dormir melhor. Boa sorte!

Leia também:
+ Casais que assistem séries e filmes juntos são mais felizes
+ Quanto mais maratonas de séries você faz, mais deprimido e sozinho você é

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.