Vilão de 'Mulher-Maravilha' realmente existiu e apoiou os nazistas
O mais recente lançamento da DC Entertainment, Mulher-Maravilha, está dando o que falar não apenas por conta de sua protagonista. O vilão do filme, General Ludendorff, realmente existiu. O arqui-inimigo da heroína foi inspirado em um general do Império Alemão, Erich Ludendorff que, como na ficção, teve papel de destaque durante a Primeira Guerra Mundial.
Nascido em 1865 na cidade de Poznan, em território que atualmente compreende a Polônia, o verdadeiro Ludendorff foi um dos principais estrategistas do Exército Alemão no início do século 20. Trabalhando ao lado de Paul von Hinderbug, comandante militar do Império Alemão durante a Primeira Guerra Mundial, o general teve papel importante em vitórias do conflito mundial, lutando na frente oriental, contra o Império Russo.
Assim como na ficção, Ludendorff se manifestou contra a rendição alemã nos últimos momentos da guerra. Após negociar uma paz com os russos, que viviam a Revolução Bolchevique, o general propôs uma grande mobilização na frente ocidental e se recusou a aceitar os tratados para o fim das hostilidades. Ao ser pressionado pelas lideranças alemãs a aceitar o final do conflito, se demitiu.
Obviamente, Lundendorff não contava com os poderes apresentados em Mulher-Maravilha, mas não deixou de ter o seu lado de vilão: após a derrota do Império Alemão na guerra, o general viveu um breve exílio na Suécia, onde buscou explicações para entender como o invencível exército alemão fracassou no conflito. Suas ideias nacionalistas se juntaram ao movimento que surgia na cidade de Munique e daria sustentação à criação do Partido Nazista: em 1923, ele participou da tentativa frustrada de golpe de Estado liderado por Adolf Hitler.
Membro do Parlamento Alemão eleito pelo Partido Nazista, Lunderdoff concorreu à presidência alemã em 1925, mas saiu derrotado. Após desavenças com Hitler, abandonou a vida política e morreu em 1937 aos 72 anos de idade.
Leia mais:
+ Estes cartazes da Mulher-Maravilha vão melhorar o seu dia
+ "Mulher-Maravilha": o que os críticos estão dizendo sobre o novo filme
Nenhum comentário: