Ads Top

Leões são vistos acasalando em parque

Cópula entre leões machos é rara, mas acontece (Foto: Creative Commons/laubarnes)

 

Leões machos geralmente não são muito afeitos uns aos outros. Em ambiente natural, um sozinho cuida e defende seu bando, enquanto as fêmeas — em grupos que vão de cinco a 40 indivíduos — caçam e cuidam dos filhotes. Tudo pareceu sair do lugar quando o fotógrafo amador, Russ Bridges, captou o momento em que dois machos acasalavam em público, enquanto uma fêmea descansava desinteressada ao lado, no Yorkshire Wildlife Park, na cidade inglesa de Doncaster.

A foto, do que parecia um momento de amor homossexual, logo viralizou. “Eles estavam deitados e, de repente, um leão levantou, andou em direção a seu amigo, e pulou em suas costas”, contou Bridges, em entrevista ao Independent. “Normalmente eles só ficam lá, fazendo nada, enquanto eu fotografo eles. Mas dessa vez foi diferente”.

Leia mais:
+ Por que imagens de casais gays chocam tantos leitores da GALILEU
Bonobos anunciam suas relações homossexuais

O caso, porém, está mais para um passatempo entre irmãos. Ares e Adel chegaram ao parque inglês ainda em 2010, junto da mãe e outros dez leões, resgatados junto à um circo romeno. Segundo a diretora do parque, Cheryl Williams, o comportamento é normal.  "Não é realmente incomum que eles fiquem assim às vezes. Eles são agressivos, mas isso é apenas uma brincadeira entre amigos”, contou.

Também na semana passada, um caso semelhante foi presenciado no parque Massai Mara, no Quênia. Um estudo realizado no final do século passado aponta que pelo menos 8% das “montadas” dos leões eram em outros machos. A ciência não sabe muito bem o que se passa na cabeça desses leões — e qualquer outro animal que acasala com o mesmo sexo, comportamento encontrado em macacos, aves e até insetos. Veja um vídeo gravado em 2007 em África do Sul.

O que se sabe, porém, é que é um erro tentar fazer alguma relação com o comportamento dos seres humanos. Para Bruce Bagemihl, autor do livro Exuberância Biológica – Homossexualidade Animal e Diversidade Natural, a explicação pode ser simples: eles fazem porque gostam. Afinal, leões não precisam se preocupar em sair ou não do “armário” ou com o preconceito — isso é exclusividade das pessoas.

Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90, ou lê-la no app da revista ou no app do Globo Mais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.