Como criar um funil de pós venda
Fazer um bom pós venda faz total diferença nos resultados de um negócio (mas você já deve saber disso).
Porém, se não sabe, é hora de começar a pensar em criar a melhor experiência de pós venda para seus clientes.
Afinal, é por meio dessa estratégia que você garante clientes fidelizados. Então, que tal criar um funil de pós venda ideal para o seu negócio?
O objetivo deste texto é mostrar o que é um funil de pós venda e como ele pode entregar benefícios para quem precisa trabalhar novas estratégias no seu negócio.
O que é funil de pós venda
O funil de pós venda é uma ferramenta que tem a função de ajudar a organizar as etapas que o cliente passa, depois de fazer uma compra.
Assim, como é criado um funil de vendas com foco nas etapas que antecedem a chegada do cliente, também é importante criar etapas para trabalhar o cliente no pós-venda.
Para um cliente se fidelizar, ter ações de pós venda são a chave para mantê-lo neste caminho e conseguir deixá-lo cada vez mais próximo
A importância de ter um funil de pós venda
Ter um funil de pós venda bem estruturado é importante para manter o seu relacionamento com o cliente, mesmo depois de ele já ter feito a compra.
Essa relação garante que o cliente venha a comprar com você novamente em uma nova oportunidade no futuro, além de permitir que ele recomende o seu negócio para outras pessoas também.
Assim, podemos ver que quanto mais você criar relacionamento com o cliente no pós venda, maiores são as chances do seu negócio ser beneficiado por esse cliente.
Etapas do funil pós venda
Parecido com o funil de vendas, o funil de pós venda também possui etapas pelas quais o cliente passa.
Quando falamos de funil de vendas, temos nele as etapas que o cliente passa até efetuar uma compra. Já no funil de pós venda, vamos considerar o que ele precisa depois de ter feito a compra.
Porém, diferente de alguns anos atrás quando os clientes seguiam o fluxo do funil sem serem impactados por outras informações, hoje em dia o cliente pode entrar e sair do funil a qualquer momento.
Afinal, ele tem influência de anúncios e redes sociais o tempo todo, o que pode fazê-lo mudar de ideia a qualquer momento sobre a sua marca. Por isso, fazer um bom trabalho de pós venda garante que o cliente cada vez mais escolha a sua marca e não os concorrentes.
A seguir vamos ver quais são as etapas de um funil de pós venda e como elas funcionam.
Adoção
É a primeira etapa em que o cliente se encontra depois de ter feito a compra e como o próprio nome já diz, é fase de “adotar” o cliente tornando- o parte importante para o seu negócio.
Nessa etapa é comum começar a preparar o cliente para um relacionamento duradouro, por isso é importante usar de todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para que esse relacionamento comece a ser criado.
Retenção
Reter o cliente faz parte da segunda etapa do funil de pós venda. Afinal, depois de passar pela fase de iniciação de um relacionamento com o cliente, é importante continuar retendo o cliente.
Para que ele permaneça interessado em continuar comprando com você, ele precisa estar com um vínculo cada vez mais forte em relação a empresa.
E para garantir que isso aconteça o cliente precisa sentir cada vez mais a preocupação da empresa em atender às suas necessidades.
Expansão
A etapa de expansão é o momento ideal para expandir o conhecimento sobre os clientes, já que é por meio dela que você vai criar mais conexão e fortalecer o relacionamento com eles.
Esse é o momento de se colocar à disposição para entender mais do que os clientes precisam e esperam do seu negócio. Como você pode evoluir para atendê-los melhor ainda?
Essa é a pergunta que deve fazer a eles, por isso uma boa forma de entender o que agrada ou não o seu público, é por meio de pesquisas.
Defesa
Essa é a etapa que pode ser considerada de total satisfação para o dono de um negócio. Se você conseguiu levar os clientes até ela, significa que agora eles podem ser considerados defensores da sua marca.
E os defensores de marca são muito importantes para te ajudar a conquistar novos clientes. Afinal, por gostarem da experiência que tiveram, eles divulgam a marca de forma espontânea com o famoso marketing “boca a boca”.
Como fidelizar clientes no pós venda
Quem não quer ter um negócio com clientes fidelizados, não é mesmo? Clientes fidelizados são aqueles que se engajam com a marca e possibilitam que ela tenha mais oportunidades de crescer.
Sem falar que ao serem classificados como clientes fiéis, faltam poucos passos para que eles cheguem ao posto de defensores.
Mas como fazer para conquistar clientes até que eles se tornem fiéis? É o que vamos ver agora.
Entenda as expectativas dele
Para alcançar a fidelidade, não basta entregar o mínimo, o produto deve superar as expectativas e proporcionar uma jornada de compra incrível.
Por isso, para entregar tudo que o cliente precisa (e mais um pouco) estude sobre as expectativas que ele tem com o seu produto para conseguir entregar o melhor.
Agregue valor ao produto
Seja focado em entregar o melhor atendimento ou o melhor preço, é importante destacar para o cliente o valor que o seu produto possui.
Por isso, invista em divulgar a qualidade e benefícios do produto para que o cliente enxergue valor e queira adquiri-lo em meio a tanta concorrência.
Peça feedbacks
O feedback pode ser essencial para te ajudar a enxergar os pontos fortes e fracos do produto.
Envie pesquisas de satisfação para quem já adquiriu o produto respondendo o que achou, se gostou e se há pontos de melhoria.
As respostas podem te ajudar a entender onde você está acertando e errando para buscar melhorar.
Follow-up
É o acompanhamento feito com um cliente depois de ele ter feito uma compra, por exemplo.
Assim, profissionais de uma empresa, ficam responsáveis por realizar essa ação dentro de um determinado período de tempo para saber como o cliente está.
Um exemplo de follow-up é: Você fez a compra de um produto que dura em média 3 meses e ao passar esse tempo, a empresa faz contato com você para oferecer um novo produto.
Oferta de benefícios exclusivos
Oferecer benefícios exclusivos para alguns clientes é uma ótima forma de fidelizá-los. Afinal, isso mostra que eles foram selecionados para receber algumas regalias que outros clientes não têm.
E quem não gosta de se sentir exclusivo em algo, não é? Essa é uma forma de mostrar que eles são realmente especiais para sua marca e causa uma boa impressão, tornando-os cada vez mais fiéis.
Suporte eficiente
A gente sempre fala da importância de ter um bom relacionamento com o cliente, e a prestação de suporte está muito ligada a isso.
Por isso, foque em trazer o melhor atendimento para seus clientes quando eles precisarem de suporte, que seja rápido e eficiente ao precisar resolver alguma questão.
O que fazer para ter um pós venda eficiente
Basicamente, o primeiro passo para ter um pós venda eficiente é: Criar uma jornada do cliente!
A partir da jornada do cliente, você é capaz de identificar tudo que precisa para conseguir deixá-lo satisfeito depois de fazer uma compra.
E para que essa jornada funcione, você precisa não só conhecer muito bom o cliente, mas também conhecer cada etapa que ela possui.
Quanto mais alinhado você estiver com essas informações, menores são as chances de algo dar errado para o cliente no meio do caminho.
Esteja sempre por dentro de tudo para saber se tudo funciona conforme o planejado e fique preparado para o plano B, quando algo precisar ser ajustado.
Funil de pós venda pronto? É hora de conhecer a Monetizze
Agora que você sabe tudo sobre a importância do funil de pós venda e em como você pode criar o seu, é hora de conhecer a Monetizze.
A plataforma está sempre pronta para receber novos clientes e ajudá-los a impulsionar suas vendas para alcançar muito mais resultados.
Por isso, se você quer caminhar rumo aos milhões, fazer parte da plataforma Monetizze pode ser o próximo passo que você precisa dar com o seu negócio.
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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como criar um funil de pós venda.
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