Público-alvo: aprenda a identificar seu cliente ideal
Vender bem requer estratégia e uma delas é conhecer o perfil do seu público alvo, afinal somente assim é possível alcançar os melhores resultados com o seu negócio.
Tem um negócio e quer começar a vender online mas não sabe como definir o seu público alvo?
Então este texto é para você. Por aqui vamos te explicar o que é público alvo, qual sua importância e muitas outras informações para ajudar a definir o seu.
Vamos começar respondendo o que é público alvo.
O que é público-alvo?
O público alvo pode ser definido como um grupo de pessoas (consumidores) que tem um perfil de interesses e desejos em comum .
É para o público alvo que você vai criar campanhas e anúncios do seu produto, com a intenção de atraí-los e fazer com que eles comprem com você.
Se você, por exemplo, vende um produto encapsulado com foco em emagrecimento, qual seria o público alvo para este tipo de produto?
Essa, é a um das perguntas que você deve se fazer ao começar o planejamento de um produto que deseja vender.
Afinal de contas, ter definido o público alvo, te permite saber por onde anda o seu público e quais são as principais características que o definem para conseguir atingi-lo.
Qual a diferença entre persona e público alvo ?
Ainda existem pessoas que podem se confundir ao ver estes dois termos: Persona e Público alvo. Tem diferença?
Sim e muita! Enquanto o público alvo está relacionado a uma definição feita para um grupo de pessoas, a persona se preocupa em trazer características bem específicas.
Não é atoa, que ao criar uma persona, você precisa criar um “personagem” que tenha características baseadas no seu tipo de público, como se estivesse apresentando alguém que realmente existe.
Criar a persona requer uma riqueza de detalhes do personagem, enquanto que para o público alvo não existe essa necessidade.
Tipos de público-alvo
Para que você entenda como funciona o público alvo, aqui separamos alguns tipos de público baseado em gerações.
Definir o público alvo de acordo com a geração em que ele se encontra, é uma das principais formas de começar.
Afinal, baby boomers e geração X, Y e Z possuem perfis de públicos totalmente diferentes, considerando suas idades e características em relação a época em que nasceram.
Vamos ver quais são os destaques de cada geração?
Baby Boomers
Os Baby Boomers são a geração que se encontra hoje na faixa dos 70 anos. Eles são chamados dessa forma por terem nascido após uma guerra mundial, onde teve um “boom” de nascimentos.
Como principais características podemos ver que se preocupam muito com a questão da realização pessoal, trabalho intenso, viver com estabilidade financeira, além de valorizar muito a família.
Geração X
São aqueles que nasceram após a segunda guerra mundial e estão hoje na faixa etária de 50 anos.
Viveram a revolução tecnológica e social, acompanhando todas as mudanças que aconteceram durante este período, como: diversidade sexual e novos modelos familiares.
Geração Y
A geração Y ou Millenials pode ser definida por aqueles que têm entre 25 e 40 anos. Nessa geração, os valores se diferenciam muito das gerações anteriores.
Já vieram ao mundo com a presença da tecnologia e com uma enorme vontade de fazer tudo ao mesmo tempo.
Podem, inclusive, ser vistos como a “geração que foge dos padrões impostos pela sociedade”, se preocupando muito mais em aproveitar a jornada e viver experiências do que levar uma vida comum.
Geração Z
E por fim a geração Z, conhecida por aqueles que nasceram a partir dos anos 2000.
Já começaram a vida com grande influência digital, sempre conectados e podem ser vistos com muito senso de responsabilidade social e ambiental.
Bases de segmentação do público-alvo
As bases de segmentação são muito importantes para te ajudar a definir corretamente onde o seu público está e onde você deve atuar.
Elas são divididas em: Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Comportamental.
A seguir vamos te mostrar as características principais de cada um deles.
Geográfica
Você define o público por meio do:
- País;
- Região;
- Estado;
- Cidade (rural ou urbana);
- Densidade demográfica;
- Clima;
Demográfica
Você define o público por meio de:
- Idade;
- Gênero;
- Tamanho da família;
- Estado civil (solteiro, casado, divorciado, etc.);
- Renda;
- Escolaridade;
- Geração;
- Religião;
- Raça;
- Nacionalidade;
Psicográfica
Você define o público por meio do:
- Estilo de vida (saudável, criativa, profissional, aventureira, espiritual, etc.);
- Personalidade (conservador, prestativo, observador, questionador, etc.);
- Valores;
- Interesses;
- Preocupações;
Comportamental
Você define o público por meio do:
- Status de usuário;
- Intensidade de uso;
- Motivação;
- Sensibilidade ao marketing;
Qual a importância de conhecer o público-alvo?
Conhecer seu público alvo é muito importante por vários motivos e quanto mais certo você estiver dele, melhor serão os resultados que você vai coletar.
Bora ver alguns benefícios que você tem ao conhecer seu público alvo?
Criar campanhas mais eficientes
Sem dúvida alguma, ter campanhas bem estruturadas e com a comunicação direcionada para o público certo, é importante para gerar conexão com o seu público.
Mas isso, só vai dar certo se você conhece bem o perfil de público que quer atingir.
Por isso, ao conhecer e estudar sobre o seu público alvo, fica muito mais fácil criar campanhas mais eficientes e que, consequentemente tragam melhores resultados.
Comunicar-se melhor com o público
Se você sabe com quem está falando, a comunicação flui muito melhor.
Portanto, conhecer o seu público alvo também é muito importante para conseguir estreitar a relação por meio da comunicação.
Ao se comunicar nos diferentes canais digitais em que ele se encontra, busque sempre usar a linguagem adequada para aquele perfil de público.
Pode parecer bobagem, mas se comunicar na mesma linguagem garante um retorno muito mais positivo.
Definir um posicionamento único
Definir seu posicionamento nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode ser facilitada a partir do momento que você conhece seu público alvo.
Se você conhece o público com quem se comunica, fica muito mais fácil definir seu posicionamento de mercado.
Sem falar que quanto mais informações do público, mais você consegue saber se o posicionamento em que está sendo colocado é ou não o lugar que você deseja estar.
Gerar diferenciação dos concorrentes
Essa é uma das tarefas mais difíceis, uma vez que a concorrência em diversos setores vem aumentando.
Mas se você tem conhecimento do seu público alvo e cria uma comunicação cada vez mais próxima do seu público, maiores são as chances de você se diferenciar.
E claro, você pode gerar a diferenciação não só na comunicação, mas em outros aspectos também, como: preço, qualidade e muitos outros.
Como definir o público-alvo?
E depois de ver tantos pontos importantes sobre público alvo, como você deve seguir para defini-lo?
Aqui separamos 6 passos importantes para te ajudar na hora de definir o público alvo.
Pesquise o mercado
A pesquisa de mercado é o primeiro passo para ter contato com o público e conseguir entender quais são as expectativas e interesses que ele possui.
Para este tipo de pesquisa você pode utilizar ferramentas como o Google Forms que te permite criar diversos formulários.
Assim, com base nas respostas que recebe, é possível entender qual o seu público alvo e em como deve trabalhar com ele.
Conheça o seu negócio e os seus produtos
A partir do tipo de negócio e o segmento ao qual ele pertence, também fica mais fácil entender quais os tipos de produto que eles procuram ter.
Por isso, é muito importante que você conheça seu negócio a fundo para ter mais facilidade em entender o que o seu público precisa.
Divida o mercado em segmentos
Segmentar o mercado pode te ajudar a definir melhor de onde vem o seu público e como ele se comporta.
Você começa segmentando o seu público e assim consegue defini-lo para criar campanhas e comunicações que direcionam para o público certo.
Identifique a atratividade dos segmentos
A partir da análise de todos os segmentos que existem no mercado e quais mais se encaixam em relação ao produto que você quer vender, observe se este é um segmento atrativo.
De nada adianta investir em um produto que não faz parte de um segmento procurado e de grande interesse pelo público.
Selecione o segmento alvo
Após fazer todas as pesquisas e análises necessárias, é hora de selecionar o segmento alvo.
É por ele que você vai conseguir definir o público alvo ao qual você deve investir para vender o seu produto.
Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento alvo
Depois de ter um público alvo definido, é hora de definir quais as melhores estratégias a serem utilizadas para cada tipo de público, afinal pode ser que você observe uma variação dentro do público alvo principal.
A partir disso você consegue definir um posicionamento para o seu produto e seguir no mercado com a certeza de onde está seu público de interesse.
Ferramentas para definir o público-alvo
Como já citamos aqui neste artigo, para definir o público alvo você precisa realizar pesquisas e base nas respostas recebidas, definir o público alvo e assim alinhar as melhores estratégias para trabalhar com eles.
Aqui separamos algumas ferramentas que podem te auxiliar nessas pesquisas. Então, vem com a gente ver como elas funcionam e podem te auxiliar.
Google Analytics
Uma ferramenta muito conhecida e utilizada por muitas empresas, é o Google Analytics.
Com ele é possível coletar diversos dados por meio do seu site, como: número de visitas, taxa de rejeição, tempo que usuário permaneceu no site, além de relatórios com uma grande variedade de filtros para você escolher e selecionar o que deseja ver e analisar.
Google Trends
O Google Trends já é uma ferramenta que permite voltar atrás de termos mais buscados feitos em um passado próximo, ou seja, você consegue ver quais foram as palavras chaves mais buscadas.
E por meio de gráficos que representam a busca, é possível analisar se determinadas palavras chaves foram mais ou menos buscadas.
Assim, fica muito mais fácil entender o comportamento de busca do seu público.
Formulários online
Criar formulários online também é uma boa forma de entender as características do seu público alvo.
Por meio deles você pode criar perguntas que se alinham ao que é preciso analisar sobre ele, e assim ter um feedback que será muito útil para seguir os próximos passos.
No mercado você encontra uma grande variedade de ferramentas deste tipo que pode te ajudar. Tudo depende dos seus objetivos.
Institutos de pesquisa
O uso de institutos de pesquisa não costuma ser muito comum, mas também pode ser uma forma de você conseguir ter acesso a informações que precisa.
Assim, por meio de pesquisas básicas ou mais aprofundadas, ele te ajuda a chegar a uma definição precisa do seu público alvo.
Facebook Audience Insights
É uma ferramenta bem completa que te permite analisar informações: demográficas, geográficas, estilo de vida, páginas que curte e padrões de consumo.
Tudo isso pensando em conhecer o seu público alvo para que seja cada vez mais possível criar campanhas e anúncios assertivos para atrair o público.
Conclusão
Se você chegou até o fim deste artigo: PARABÉNS!
Agora você já sabe tudo que precisa sobre como e poque definir seu público é importante para que o seu negócio funcione.
Use pesquisas para entender as características do seu público e assim conseguir estar cada vez mais próximo dele.
Além, é claro, de entregar cada vez mais conteúdos que façam sentido para ele.
E aí, preparado para conhecer o seu público alvo?
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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Público-alvo: aprenda a identificar seu cliente ideal.
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