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Produtor de infoprodutos: como lucrar mais investindo pouco?

 

Como lucrar mais investindo pouco?

 

Essa, certamente, é a principal dificuldade de empreendedores que querem faturar acima dos 6 dígitos.

 

Nos últimos meses, houve sucessivos casos de demissões em massa, redução de investimentos e aumento dos juros ao redor do mundo.

 

Como resultado, o consumo global teve uma queda acentuada, bem maior do que algumas projeções financeiras previram.

 

A partir deste cenário adverso, aumentar o lucro é praticamente impossível, certo?

 

Errado! Há algumas técnicas simples que podem te ensinar como lucrar mais investindo pouco.

 

Quer saber como?

 

Confira o texto a seguir e descubra todos os detalhes!

Imagem de botão de conversão.

A diferença entre faturamento e lucro

 

Como empreendedor digital, deve ouvir toda hora sobre faturamento, 6 em 7, 7 em 7 ou quaisquer outras nomenclaturas.

 

Se você ainda se deixa enganar por esses números, sinto lhe dizer, mas eles não significam absolutamente nada.

 

Você pode faturar R$ 100 mil por mês e ter uma margem de lucro de 10%, ou seja, lucrar R$ 10 mil por mês. 

 

Obviamente, esse valor não é ruim, só que está bem longe de ser uma grande renda no mercado digital.

 

Ok, então qual a diferença entre faturamento e lucro?

 

O faturamento se trata de toda a receita que uma empresa gera antes de subtrair os custos. Em resumo, é o dinheiro recebido em troca de produtos ou serviços vendidos.

 

Já o lucro é o valor obtido após a dedução de todos os custos do negócio. Dentre eles, pode haver custos e despesas diversas, todas elas deduzidas do faturamento.

 

Só para ilustrar: Lucro = Receita – Despesas

 

Erros que prejudicam o lucro da empresa

 

Você pode achar esse papo muito técnico, afinal, você é um empreendedor digital, não um contador.

 

Entretanto, a visão errônea sobre faturamento e lucro pode te dar um julgamento enviesado sobre qual deve ser sua atitude perante o negócio.

 

Por exemplo, muitos donos de negócio acreditam que a única solução para escalar o negócio é faturar mais. 

 

Sim, faturar mais é um passo fundamental para escalar seu negócio. Porém, se você aumentar seu custo na mesma proporção do faturamento, você continuará com a mesma margem de lucro.

 

Ou seja, precisará expandir MUITO a empresa para um retorno BAIXO. 

 

Portanto, o primeiro erro é justamente não conhecer sua margem de lucro líquida. 

 

Depois, há outras variáveis que interferem no crescimento do seu negócio:

 

  • Não reter clientes;
  • Não investir em tecnologia;
  • Não precificar corretamente;
  • Realizar empréstimos frequentes;
  • Não reduzir gastos desnecessários;
  • Não fazer um planejamento financeiro;
  • Não saber lidar com imprevistos e/ou crises;
  • Ignorar investimento em pessoal e tecnologia;
  • Confundir o dinheiro da empresa com o pessoal;
  • Não gerir o estoque com eficiência: caso de produtos físicos;
  • Não montar uma equipe de sucesso: contratar sempre o colaborador mais barato ao invés do melhor;
  • Não investir em comunicação e marketing: deixar os afiliados fazerem o trabalho que deveria ser realizado por você.

 

10 dicas para lucrar mais investindo pouco

 

Aprender como lucrar mais sem um direcionamento nem sempre é tarefa fácil. Afinal, o que serve para um nicho não necessariamente será aplicável em outro.

 

Portanto, se você for empreendedor digital, mais especificamente produtor, confira a seguir os 10 melhores passos sobre como lucrar mais investindo pouco:

 

Imagem de uma pilha de moedas.

 

1 – Aumente o ticket médio

 

Aumentar o preço do seu produto ou serviço é o caminho mais óbvio para aumentar o lucro. Afinal, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) será o mesmo, enquanto o valor transacionado será maior.

 

Entretanto, a sua empresa não conseguirá lucrar mais sem atrair um público mais qualificado.

 

Complicado?

 

Bom, vamos lá! Você já ouviu falar sobre as classes sociais A, B, C, D e E?

 

Então, sua persona faz parte de uma dessas classes…

 

O que poucas pessoas falam é que, dentro dessas classes, existem diferentes faixas de renda.

 

Por exemplo, a sua persona pode fazer parte da classe C e, dentro dessa classe, haver pessoas com poder de compra variado.

 

Sendo assim, você precisa identificar um segmento do seu público disposto a pagar um valor high ticket por uma solução que você ofereça.

 

Para isso, você deverá investir em treinamento da equipe de vendas. 

 

Em resumo, eles devem identificar as necessidades dos clientes durante as negociações, contornar as objeções, usar gatilhos mentais e manter uma comunicação frequente.

 

Na verdade, os colaboradores farão o que chamamos de vendas consultivas. Ou seja, quando o objetivo é resolver o problema do cliente através do produto, não somente vender.

 

No caso de produtos físicos, você pode oferecer frete grátis e dar descontos progressivos para compras acima de um valor determinado.

 

2 – Reduzir custos

 

Essa é outra dica óbvia quando aprendemos como lucrar mais, mas bastante negligenciada pelas empresas.

 

E pior: quando aplicada, ocorre de maneira não-estratégica.

 

Se você lidera uma empresa clássica, ou seja, com trabalho presencial em escritório e/ou fábrica, as dicas atemporais são reduzir o consumo de papel, copos descartáveis, contas de água, energia, telefonia e internet.

 

Mas, o que fazer para ter um lucro a mais quando se trata de um negócio digital, em que nem sempre a empresa opera em um modelo presencial?

 

Pensando nisso, nós separamos algumas estratégias aplicáveis neste modelo de negócio, tais como:

 

  • Usar o modelo home office;
  • Reavaliar seu regime tributário;
  • Automatizar tarefas repetitivas;
  • Reduzir a rotatividade na equipe;
  • Manter um time produtivo e enxuto;
  • Eliminar produtos com poucas vendas;
  • Trocar horas extras por banco de horas;
  • Renegociar dívidas bancárias e contratos com terceiros;
  • Terceirizar atividades que não façam parte do seu core business;
  • Fazer um planejamento de estoque e atender os clientes no estilo Just in Time;
  • Pagar suas contas com antecedência para conseguir descontos e evitar multas;
  • Participar de programas de fidelidade para conquistar pontos e adquirir produtos e serviços sem pagar;
  • Orçar e contratar fornecedores custo-benefício (para empresas que trabalhem com produtos físicos, faça o mesmo com empresas de logística).

 

3 – Criar um funil de vendas automático

 

Você sabe qual é o problema de investir em vendas 1:1 ou estratégia com influenciadores?

 

Esse método de vendas não é escalável. Para crescer, você sempre precisará aumentar a sua equipe.

 

Portanto, adotar um funil de vendas é a melhor opção para quem quer lucrar mais investindo pouco.

 

Aqui, você pode gerar tráfego orgânico ou pago. Independente do método, leve o lead para outro local.

 

Geralmente, os produtores utilizam o e-mail marketing após a captura do lead. E por quê?

 

Você já deve saber que o CPC está cada vez mais caro nas plataformas de anúncios. 

 

Sendo assim, captar o lead através de uma página de captura pode sair mais barato do que investir em uma campanha de tráfego direto.

 

Logo após, inicie uma campanha de e-mail marketing através de um funil de e-mails automáticos.

 

Mas, lembre-se: o foco é vender. Deixe o relacionamento para outro momento.

 

O principal benefício desse funil de vendas é que sua equipe não precisará conversar com o cliente sequer uma vez para vender.

 

Claro que ele pode solicitar alguma informação pelo suporte. Mas, a maioria das vendas é feita através do próprio funil, deixando vendas 1:1 para produtos high ticket.

 

Imagem de um gráfico crescente.

 

4 – Order bump no checkout

 

O order bump é uma ferramenta que possibilita ao comprador adquirir outro produto relacionado a compra primária diretamente no checkout.

 

Vamos supor, por exemplo, que você sua empresa venda encapsulados de emagrecimento. 

 

Imagine oferecer outro produto de colágeno ou libido no checkout. Provavelmente, uma parcela dos compradores irão se interessar e levar seu produto.

 

E melhor: você pode dobrar ou triplicar o ticket médio com essas vendas (a depender de quantos ordem bumps sejam oferecidos no checkout).

 

Para ativá-lo, você pode adicionar produtos de assinatura ou cobrança única. Além disso, os dados do cartão serão informados apenas uma vez. 

 

5 – WhatsApp no checkout

 

Se não sabe como lucrar mais sem investir, o WhatsApp no checkout pode ser uma das opções para aumentar seu caixa.

 

Com o WhatsApp no checkout, o cliente pode entrar em contato com a sua empresa caso esteja no checkout e ainda tenha alguma objeção em relação à compra. 

 

Essa é a oportunidade de sanar as últimas dúvidas do cliente e dar aquele “empurrãozinho” para fechar a compra.

 

E por que ele é tão eficiente?

 

O WhatsApp é um canal de comunicação que o seu cliente já possui familiaridade. Como resultado, o atendimento se torna muito mais acessível para ele.

 

Além disso, usar o WhatsApp mostrará que sua equipe está dedicada em ajudá-lo até mesmo antes de fechar a venda.

 

Sem falar que, por ser um app, o comprador final conseguirá manter o diálogo sem depender de computador ou ligação.

 

Para usá-lo, não se esqueça de ter um WhatsApp Business integrado no checkout.

 

Além disso, sempre responda os potenciais clientes em horário comercial e preencha todas as informações do WhatsApp de maneira que transmita confiança para o cliente, desde uma foto de perfil adequada até o site da empresa.

 

6 – Pagamento via pix

 

Você já deve saber que o Pix, meio de pagamento instantâneo criado em 2020, é um tremendo sucesso.

 

O que você provavelmente não sabe é que o Pix já superou o DOC, TED e os boletos

 

Segundo o Banco Central, mais de 1 bilhão de transações já haviam movimentado R$ 787,2 bilhões desde sua implementação.

 

Esse é um dado extremamente interessante para quem trabalha com vendas online por alguns motivos. 

 

Primeiramente, transações via pix não possuem taxas, ou seja, você não perderá dinheiro na venda dos produtos. 

 

Também existe outro problema que pode ser solucionado ao utilizar o Pix no checkout

 

A maioria das vendas na internet são realizadas através do cartão de crédito. Mas, uma parcela considerável dessas vendas são solicitadas por boleto bancário.

 

E qual o problema disso?

 

A maioria das pessoas que solicitam o boleto para pagamento acabam não o realizando.

 

Com o Pix, você pode aumentar a conversão desses clientes que pagariam no boleto, além de economizar na contratação na estratégia de recuperação de carrinho abandonado.

 

Sabendo como lucrar mais, o Pix no checkout pode alavancar seu negócio em 2023.

 

Imagem de um funil de conversão.

 

7 – Upsell

 

Upsell é uma estratégia de vendas que concede uma oferta adicional após o cliente realizar a primeira compra.

 

Voltando ao exemplo, vamos supor que o consumidor adquira um encapsulado. Logo, ele tem interesse em emagrecimento, certo?

 

Pois bem!

 

E se você oferecer um programa completo de emagrecimento que seja high ticket?

 

Uma parcela considerável do seu público compraria o programa, justamente por ter interesse no produto primário.

 

Na Monetizze, há 3 tipos de upsell: comum, crossover e 1 clique.

 

O upsell comum é aquele que o comprador é redirecionado para outra página de vendas após finalizar a compra no checkout.

 

Já o upsell crossover consiste em vender o produto de outro produtor e, assim, ganhar uma comissão sobre essa venda. 

 

Na prática, você se torna afiliado deste produtor, mas pode configurar outra página de vendas como se fosse proprietário deste produto.

 

Por último, o upsell 1 clique é usado quando o produtor deseja ofertar outro produto em sua página de obrigado. 

 

Neste caso, o cliente pode adquirir o produtor sem cadastrar novamente os dados do cartão de crédito.

 

Isso é uma excelente estratégia para que o cliente não pense muito para comprar outro produto.

 

8 – Fazer parcerias estratégicas

 

Você já ouviu falar em permuta, certo?

 

Em resumo, permuta é um tipo de contrato em que as partes se obrigam a trocar uma coisa por outra que não seja dinheiro.

 

Isso é bastante no nicho dos influencers que, em suma, disponibilizam o direito da sua imagem em troca de produtos ou serviços.

 

Se você ou sua empresa possui alguma relevância nas mídias sociais, você pode aplicar essa estratégia para economizar na contratação de produtos ou serviços.

 

Obviamente, você precisa fazer o cálculo: será que não valeria a pena ter uma assessoria de imprensa para prospectar patrocínios para a sua marca?

 

Ao invés de publi, você poderia angariar mais uma fonte de renda por um valor ridiculamente baixo. 

 

Mas, para começar, investir em permuta pode ser interessante para quem quer aprender como lucrar mais sem investir.

 

Outra estratégia que muitos empreendedores digitais utilizam é oferecer porcentagem sobre a venda de produtos.

 

Neste caso, seria a mesma estratégia usada por co-produtores. O profissional oferece algum produto ou serviço a sua empresa e, ao invés de pagá-lo diretamente, você oferece uma porcentagem sobre as vendas de algum produto da sua esteira.

 

Imagem de uma pilha de moedas.

 

9 – Invista na fidelização dos clientes

 

Não há como lucrar mais sem fidelizar seus clientes. 

 

No mercado digital, o custo de aquisição de clientes (CAC) está cada vez mais caro. Portanto, uma das maneiras mais simples de lucrar mais é elevar o lifetime value (LVT) dos clientes.

 

Agora, simples não quer dizer fácil…

 

Para fidelizar clientes cada vez mais exigentes, você deve seguir uma série de ações, tais como:

 

  • Fazer sorteios;
  • Ter uma suporte robusto;
  • Oferecer pacotes promocionais;
  • Manter um atendimento humanizado;
  • Construir uma cultura de overdelivery;
  • Distribuir brindes para os clientes fiéis;
  • Desenvolver programas de relacionamento;
  • Realizar ofertas relâmpago em grupos fechados;
  • Disponibilizar descontos para as próximas compras.

 

Novamente, nada disso é fácil de ser aplicado. Mas, caso você estruture seu negócio para cumprir essas demandas, os clientes se tornarão evangelizadores da sua marca.

 

10 – Faça boas negociações com os fornecedores

 

Antes de tudo, você possui fornecedores custo-benefício? 

 

Em outras palavras, fornecedores que entregam um bom trabalho por um preço justo?

 

Geralmente, o mundo dos negócios opera segundo uma visão binária de gestão: contratar o mais barato para caber no orçamento ou contratar o mais caro porque, na teoria, o mais caro é melhor.

 

Na prática, não é assim que as coisas funcionam. Você precisa verificar se os fornecedores atuais entregam um serviço condizente com o seu preço. Se não, vale a pena substituir essas empresas.

 

Após essa análise, reveja os contratos com essas empresas. Você pode economizar pagando adiantado ou comprando em atacado.

 

Da mesma maneira, renegocie dívidas com os fornecedores e instituições de crédito. 

 

Conclusão

 

Neste texto, vimos como lucrar mais investindo pouco.

 

Como percebeu, o faturamento não quer dizer nada quando falamos em escalar o negócio. Sem uma boa margem de lucro, de nada adianta faturar milhões.

 

De qualquer maneira, existe uma forma de lucrar ainda mais com o melhor funil de conversão do digital.

 

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Imagem de um funil de conversão.

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Produtor de infoprodutos: como lucrar mais investindo pouco?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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