Ads Top

Aprenda inglês assistindo séries

 (Foto: Distribuição/HBO)

 

"The book is on the table" já está ultrapassado. Hoje, as pessoas já podem aprender inglês com frases como "Winter is coming" e "I'll be there for you". As séries tornaram-se uma das principais aliadas de alunos e professores na hora de desenvolver o idioma, seja para ampliar o vocabulário ou treinar o ouvido.

Por isso, a GALILEU, com a ajuda do coordenador da Seven Idiomas, Luis Júnior, preparou um conjunto de dicas para você que quer abandonar de vez o uso das legendas. 

Conheça bem  a série
Júnior indica ao aluno iniciante assistir a um episódio com as legendas em português e depois outro com as legendas em inglês. "O interessante para quem está começando é que ele já tenha uma noção do que se trata a história antes de assistir o episódio em inglês", aconselhou Júnior. Dessa forma ele sabe o que está acontecendo e vai associando as palavras às situações. A medida que você desenvolve seus conhecimentos, pode ir eliminando a primeira etapa e ir direto aos capítulos com legenda em inglês.

Faça uma lista de vocabulário
Se você já está em um nível intermediário de conhecimento, Junior recomenda que se construa uma lista de palavras novas aprendidas a cada episódio. Dessa forma, fica mais fácil de revisar os termos específicos que trouxeram mais dificuldade.

 (Foto: Distribuição/Warner Bros.)

 

 

 

 

 

 

 

Estabeleça metas
"Não dá pra entender tudo logo de cara, é preciso ter calma" é um dos conselhos principais do professor. Ele explica que primeiro o aluno deve focar em entender o contexto da série. Se isso não acontecer, ele não pode ter preguiça de voltar o episódio e rever as partes que teve mais difuldade. Depois de ter uma boa noção do que está acontecendo, ele pode focar em distinguir detalhes, entender palavras específicas e compreender diálogos inteiros.

Escreva "reviews"
Se você quiser treinar a gramática, Júnior indica a produção de pequenas críticas para cada episódio visto. Abra um documento e faça um resumo do que aconteceu e do que você achou. Se preferir, troque os textos com amigos que também estão treinando o idioma para corrigirem o texto um do outro.

Faça games com seus amigos
Uma forma de treinar a pronúncia é mandar áudios para outra pessoa pendido que ela adivinhe de qual série você está falando. Reproduzir falas, explicar tramas, descrever cenários. Tudo vale desde que você fale apenas em inglês.

 (Foto: YouTube/ArabianWaleed)

 

Saiba qual tipo de série é melhor para o seu nível
Júnior explica que alguns seriados são mais indicados do que outros na hora de aprender inglês. Para os iniciantes, o ideal é começar com as sitcons, as comédias de situação curtinhas, de 30 minutos de duração, como Friends e How I Met Your Mother. Ele só desancoselha, nesse caso, assistir The Big Bang Theory, que possui um vocabulário mais específico.

Já os alunos de nível intermediário podem começar a se aventrurar pelos chamados TV shows, séries com episódios de uma hora de duração. Os mais indicados neste caso são seriados  como Demolidor, The FlashAgents of Shield, por possuírem um vocabulário menos técnico.

Os estudantes mais avançados, porém, já podem encarar universos mais complexos como o de Game of Thrones, Breaking Bad, Lost e The Walking Dead.

Respeite seu ritmo
Para o professor o mais importante, porém, é que os alunos descubram suas próprias limitações com a experiência e saibam ter paciência ao superar os obstáculos. "Não adianta querer entender tudo de uma vez. É preciso se dedicar, principalmente nesse início. Alguns vão aprender mais ou menos rápido, mas é assim mesmo. Tem que continuar." Bom aprendizado e boas séries para você! =)

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.