Empresas de robótica do Google são vendidas para companhia japonesa
Novidades no mercado da robótica avançada: na quinta-feira, 08 de junho, a companhia japonesa SoftBank anunciou a compra da Boston Dynamics e da Schaft, duas empresas que faziam parte da Alphabet, o conglomerado que controla o Google. O valor da negociação não foi divulgado.
Adquirida pelo Google em 2013, a Boston Dynamics ganhou notoriedade ao desenvolver robôs como o Spot, máquina quadrúpede capaz de carregar até 23 quilos e com autonomia de bateria de 45 minutos: o equipamento é capaz de subir escadas e andar em terrenos acidentados. Em um vídeo que ficou famoso na internet, o robô cai após ser chutado com força durante um teste, mas consegue voltar a andar instantes depois.
O Atlas, um dos projetos mais avançados da Boston Dynamics, também conta com tecnologia para voltar a ficar de pé ao ser derrubado. Em vídeo apresentado pela empresa, o robô carrega caixas de até 10 quilos e percebe quando o pacote é derrubado:
Fundada em 1981 na cidade de Tóquio, a SoftBank é uma das principais empresas de telecomunicações do país e também investe em outros projetos de tecnologia. Além das iniciativas de robótica do Google, a companhia japonesa já havia comprado a desenvolvedora de chips ARM, em negócio de US$ 32 bilhões. Neste ano, a SoftBank lançou um fundo de investimento para operar em áreas de inteligência artificial e internet das coisas.
Nenhum comentário: