Ads Top

Google é multado pela União Europeia por manipular resultados de busca

 (Foto: Pixabay)

 

O Google terá que pagar uma multa de valor recorde, 2,4 bilhões de euros (cerca de R$ 8,9 bilhões), à União Europeia por manipular resultados de buscas para favorecer seu próprio serviço de compras online, hoje chamado de Google Shopping e antes conhecido como Froogle.

A comissão europeia entendeu que o direito dos consumidores de tomar uma decisão livre foi comprometido com essas alterações ilegais, que também prejudicaram empresas concorrentes no mercado de comparação de preços na internet. O valor da penalidade é o mais alto já cobrado em uma ação antimonopólio.

Margrethe Vestager, responsável pela comissão, definiu a prática com uma "moda antiga" de concorrência desleal, que contrasta com "os muitos produtos e serviços inovadores [do Google] que fizeram a diferença nas nossas vidas". Para ela, o Google "abusou do seu domínio de mercado como ferramenta de busca" desde 2008, inicialmente no Reino Unido e na Alemanha, e depois em, ao todo, 13 países.

A partir de agora, a gigante das buscas tem até 90 dias para interromper as interferências no algoritmo, que fazem com que seu serviço apareça no topo dos resultados. Segundo a comissão, desde as alterações, as quedas de tráfego no sites concorrentes chegaram a 85% no Reino Unido, 92% na Alemanha e 80% na França.

Se não cumprir a decisão, será cobrada multa de 10,6 milhões de euros por dia, o que equivale, em média, a 5% do volume diário de negócios da Alphabet, companhia do Vale do Silício da qual o Google faz parte.

A situação pode se complicar ainda mais, porque os órgãos reguladores europeus afirmam estar investigando também se a ferramenta de busca faz intervenções em resultados de imagens e mapas, por exemplo. Além disso, as investigações também estão voltadas para possíveis manipulações, com o mesmo objetivo, no sistema operacional Android e no serviço de anúncios AdSense.

O Google reagiu à decisão dizendo que as acusações não são verdadeiras e que vai recorrer. "Quando você compra online, quer encontrar os produtos que você está buscando de forma rápida e fácil. E os anunciantes querem promover esses mesmos produtos", afirmou Kent Walker, porta-voz da empresa. "É por isso que o Google mostra anúncios de compras, conectando nossos usuários a milhares de anunciantes, grandes ou pequenos, de forma útil para ambos."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.