Ads Top

Cartola of Thrones: criaram um bolão mundial de GoT

Quando se joga o jogo dos tronos… Você faz bolão ou morre! Os entusiastas de jogos tipo fantasy-sports têm mais um motivo para acompanhar atentamente a nova temporada de Game of Thrones. O app gratuito Throne Fantasy (para Android e iOS) permite escalar seu “time” de personagens e fazer previsões sobre o que vai rolar nos próximos episódios.

Como todo bolão só tem graça se você puder competir com os amigos, o jogador se conecta ao app via Facebook e pode criar ligas e convidar quem quiser para participar delas. Todo mundo também participa do ranking mundial.

Como escalar seu time

Você precisa escolher personagens nas seguintes categorias:

– Potencial monarca (um personagem): Cersei, Daenerys, Jon Snow e até o Rei da Noite, se você for #TeamWhiteWalkers

– Comandante (dois personagens): Arya, Euron, Jaime, Sansa, Tyrion

– Executor (um personagem): os irmãos Clegane (sim, eles são uma categoria a parte)

– Potenciais líderes políticos (três personagens): Bran, Sam, Melisandre, Mindinho e outros

– Cavaleiro (um personagem): Brienne, Yara Greyjoy, Grey Worm e outros

– Escudeiro (um personagem): de Benjen Stark e Daario Naharis até Ellaria Sand e e Lyanna Mormont, essa categoria meio que vale tudo

– Aprendiz (um personagem): Gendry, Fantasma, Meera Reed e outros

– Who’s That (um personagem): uma categoria aleatória para todo mundo que sobrou. Inclui Baby Sam, Gilly, Nymeria e Jaquen H’ghar

Depois de montar seu time, vem a hora de fazer previsões. Quantas bundas vão aparecer nessa temporada? Quantas taças de vinho serão consumidas? Quantos minutos até a primeira morte? É claro que, se você assistiu à estreia mundial da temporada, já sabe uma dessas respostas. Mas aí é que tá: a sua escalação acumula pontos a cada episódio, e as previsões só vão ser computadas no final da temporada. Quem se inscrever depois do primeiro episódio sofre uma penalização, mas é bem pequena, de apenas 0,8 pontos. E muita coisa pode mudar da estreia para a frente…

Falando em pontuação, o grande highlight do jogo é a forma como ela é calculada. Algumas ações são simples: adquirir um artefato raro, como dragon glass ou aço valiriano, valem entre 50 e 200 pontos. Adquirir um dragão já vai para 1.000 pontos.

Cada taça de vinho bebida conta 5 pontos e até a mudança do look vale seus 10 pontos. Mas se a nova roupa for feia… Menos 10 pontos.

Tomar posse de um trono, mesmo que não seja o de Ferro, também vale pontos. Inclusive se a pessoa for vista num trono bem mais prosaico: a privada, para lembrar o finado Tywin Lannister.

Traições, insultos, sexo e nudez valem de acordo com a importância ou a intensidade. Se a pessoa estiver totalmente nua (140), em uma orgia (70) que incluir um membro da família (100), insultar fortemente alguém(40), traí-lo de forma épica (300) e então matá-lo (400 para personagem conhecido, 550 para membro da família, mil para rei ou rainha) soma no mínimo 1.050 pontos.

Até morrer vale pontos, mas depende da circunstância: uma morte humilhante dá -100 pontos. Uma morte épica, mais 400. Ressurreição? 350 pontos. E ser morrer durante um casamento, um bônus de 200.

(ALERTA: a partir daqui teremos spoilers da estreia da sétima temporada)

No primeiro episódio, a personagem que mais valeu a pena ter no time foi a Arya. Fez discurso, insultou, bebeu vinho. Mas, principalmente, ganhou o first blood (foi a primeira a matar), tanto no episódio (70 pontos) quanto na temporada (150). Matou só gente desconhecida (100)… Mas foram 45 Freys, levando o score para 4.500. Adicione um bônus de chacina de 100 pontos. Para efeito de comparação, Daenerys, que ficou em segundo, somou só 660. O legal é que são categorias diferentes, então quem tem Dany e Arya no mesmo time se deu muito bem.

Do outro lado, Jorah Mormont teve o pior desempenho. Só a aparição de seu bracinho doente de escamagris já lhe rendeu -50 pontos por perda de status. Em segundo lugar vem o Sam, que caiu mais ainda (-100 pontos) e teve uma mudança de fantasia – para pior (-10). Mas suas leituras dos livros antigos de folclore melhoraram a situação, dando 100 pontos pela descoberta sobre Dragonstone.

(Fim dos spoilers)

Essas pontuações divertidas e até um pouco irônicas são divulgadas todos os domingos pós-episódio. Por fim, você também precisa apostar em quem vai estar no Trono de Ferro no final da temporada. E também quem vai ser responsável por mais mortes. Se seguirmos o padrão da última temporada, pode valer a pena chutar uma mesma pessoa. Em se tratando de Game of Thrones, ninguém duvida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.