Ads Top

Humanos produziram 8,3 bilhões de toneladas de plástico desde 1950

Plástico (Foto: Flickr/ Bo Eide/ Creative Commons)

 

Você já reparou quantos objetos de plástico existem ao seu redor? É provável que tenha percebido que o material está presente em diversos itens. E não é por menos: desde 1950, os humanos produziram 8,3 bilhões de toneladas de matéria plástica. 

De acordo com artigo publicado na Science Advances, metade dessa quantia foi fabricada apenas na última década. O alto número é atribuído à globalização e à criação de embalagens individuais para variados produtos. 

O problema levantado pela produção em massa diz respeito ao descarte. Segundo o documento, reciclar é importante, mas essa ação não elimina o material totalmente. Na realidade, só adia o momento em que os objetos de plástico chegarão aos aterros sanitários.

Além disso, o artigo alerta que a quantidade de matéria plástica vai se acumulando. Ou seja, o plástico produzido no ano passado se junta com o do ano anterior e por aí vai.

Leia também: 
+ Oceanos em 2050 vão ter mais plástico do que peixes
+ 5,25 trilhões de pedaços de plástico flutuam pelos oceanos, diz pesquisa

Só em 2015, por exemplo, o mundo jogou fora 6,3 bilhões de toneladas de plástico — o que representa mais de 75% do total feito naquele ano. Dos descartes, apenas 9% foi reciclado e 12 % incinerado. 

Isso significa que, aproximadamente, 5 bilhões de toneladas estão vagando pelo planeta, contaminado oceanos, florestas, rios e redes de esgoto. 

“A maioria dos plásticos não se biodegradam significativamente, então o plástico gerado por desperdício pode ficar entre nós por centenas ou milhares de anos”, declarou Jenna Jambeck, professora na Universidade de Georgia e coautora do artigo. 

Índices apontam que nas próximas décadas a quantidade de material que será reciclado e incinerado irá melhorar. No entanto, para Jambeck e equipe, ainda haverá muito plástico no mundo. Eles apontam que 12 bilhões de toneladas ainda estarão ocupando espaço até 2050. 

Esse número corresponde a 1,6 toneladas — ou o tamanho de um carro popular — de matéria plástica para cada pessoa viva atualmente.

(Com informações de QZ)

 



 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.