4 dicas para ter mais auto-estima
Quando se fala em auto-estima, muitas vezes, as pessoas a cofundem com arrogância, prepotência, mas o fato é que a auto-estima é essencial para se levar uma vida mais leve e feliz.
Ela também é diferente de egocentrismo. Ter auto-estima não significa pensar só em si e sim saber do seu valor, do que lhe faz bem, mal e ser capaz de se conhecer.
Hoje, trouxe algumas dicas de como trabalhá-la.
1- Se conheça
Mas se conheça de verdade. Saiba admirar suas qualidades e encarar os defeitos a fim de que possa melhorá-los. Entenda-se, reconheça seus limites. Como fazer isso? Pense. Antes de falar, de agir, pense. Compreenda o porquê das suas atitudes, preste atenção no que lhe faz bem e faça mais vezes. Perceba o que lhe faz mal e elimine da sua vida. Ninguém se conhece por completo, mas quanto mais nos conhecermos, mais fácil fica para compreender também os outros.
2- Viaje
Viaje. Não precisa ser para longe, mas também pode ser para o outro lado do mundo. Viaje sozinho, com amigos, família, namorado. Viaje como e quando der. A gente se conhece tanto quando sai da zona de conforto. Sem contar que sair da rotina, descansar, mudar o foco da nossa atenção é um excelente remédio para a auto-estima.
3- Conheça pessoas
Não tenha medo de conhecer pessoas e se deixar conhecer. Fazer novas amizades é ter novos professores para a vida. Aprendemos tanto com os outros, inclusive de nós mesmos.
4- Convide um amigo para jantar
Tem coisa melhor do que ter aquela pessoa na vida que você pode contar em qualquer momento? Pois é. Quando se sentir para baixo, convide um amigo para jantar, converse, dê risadas, desabafe e faça o tempo valer e não simplesmente passar.
Muita coisa pode afetar a nossa auto-estima. As comparações com os outros, as cobranças que sofremos e fazemos a nós mesmos, a rotina, o fim de um ciclo.
Mas saiba que você tem o que precisa para dar a volta por cima e superar isso. Faz parte se sentir um peixe fora d’água, faz parte também ter dias ruins. Só é preciso cuidado para que isso não se torne um hábito. Afinal, estamos aqui para ser feliz como somos, com o que temos e do jeito que der.
Então, bora ser feliz?
Nenhum comentário: