5 trocas saudáveis para o café da manhã de diabéticos
Controlar as taxas de açúcar no sangue pode parecer um bicho de sete cabeças às vezes. Mas não dá para bobear. Manter os níveis sem grandes oscilações poupa as artérias, os olhos, os rins…
E algumas substituições no cardápio permitem aos diabéticos fazer uma boa manutenção da glicemia. Só que o cardápio não precisa ficar sem graça. “A refeição deve satisfazer a expectativa do indivíduo, e não ser vista como remédio”, diz Flora Spolidoro, da Day by Diet, em São Paulo.
Com isso em mente, veja sugestões de trocas para o café da manhã.
Pão com manteiga e café com leite por mingau
Veja bem, o clássico combo matinal não precisa ser abolido. Mas substituí-lo, vez ou outra, por um mingau bem completo pode agregar ingredientes protetores. A sugestão da nutricionista Maria Cecília Corsi é preparar uma receita com quinua, aveia, leite desnatado, castanha-do-pará e canela. Essa combinação entrega fibras, proteína e gorduras benéficas, num mix que favorece a manutenção do açúcar no sangue.
Pão francês por pão integral com sementes
Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas. Mas a receita também pode acabar calórica, daí vale maneirar na fatia. Olho vivo no rótulo para garantir também que a maior parte da farinha usada seja mesmo integral.
Iogurte integral com polpa por iogurte desnatado batido com suco
Livre de gordura, a versão desnatada é rica em proteína e contribui com doses de cálcio, mineral que, além de fortalecer os ossos, ajuda no controle da pressão. Não custa reforçar que o diabético deve zelar pelas suas artérias.
Flocos de milho por cereais sem adição de açúcar
Aposte em uma mistura variada de grãos, sem esquecer a festejada aveia. Coloque leite desnatado e, para arrematar, adicione frutas, que são redutos de vitaminas e minerais. Não bastasse economizar no açúcar, essa receita beneficia o intestino.
Suco de laranja por suco verde
Que tal bater couve, abacaxi e hortelã? A combinação hidrata e oferta poucas calorias – ao contrário do suco de laranja. Só não precisa cair na mesmice. A dica de Flora Spolidoro é variar, recorrendo também a hortaliças, como cenoura, pepino e agrião.
—
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saúde
Nenhum comentário: