Arqueólogo amador encontra relíquias romanas escondidas no Reino Unido
Um arqueólogo amador encontrou vários tesouros romanos em Gloucestershire, no Reino Unido. Relíquias do tipo nunca haviam sido encontradas naquela região até então, dentre elas uma escultura quase intacta de um cachorrinho com a língua para fora.
"Não é todos os dias que você se depara com um tesouro de bronze romano! Estamos buscando metal por mais de 40 anos, mas esta é uma descoberta única na vida", disse Pete Cresswell, que encontrou o metal junto com seu irmão, Andrew Boughton, em comunicado. O rapaz também contou que assim que se deu conta de sua descoberta contatou os profissionais de arqueologia: "É um privilégio poder contribuir para a história britânica e local."
Leia mais:
+ Arqueólogos podem ter encontrado cidade perdida de Alexandre, o Grande
+ Astrônomos fazem melhor detecção de ondas gravitacionais até agora
O que é interessante sobre os fragmentos, datados entre 318 e 450 d.C. — mais ou menos o período final da ocupação dos romanos na região —, é que eles parecem ter sido deliberadamente quebrados e escondidos. Os arqueólogos que trabalharam na descoberta acreditam que eles podem ter sido enterrados por um metalúrgico que esperava recuperá-los depois.
Além da escultura do cachorro, os achados incluem fragmentos de caixas de metal, alças de caixas, pedaços de estátuas de metal, peças de joalharia de bronze, parte de uma vasilha de cozinha, fivelas e acessórios de móveis. Entretanto, o arqueólogo Kurt Adams acredita que o achado mais notável é, de fato, a estátua do cão, pois ele é "um achado único na arqueologia britânica".
Os especialistas ainda estão investigando o sítio arqueológico e as peças encontradas, mas segundo o membro do Conselho do Condado de Gloucestershire, Nigel Moor, as peças descobertas fizeram os cidadãos da cidade muito felizes: "A perspectiva de mais tesouros escondidos enterrados aqui no município é emocionante para os residentes e os historiadores locais".
Para ver o vídeo sobre as descobertas, clique aqui.
(Com informações de Science Alert.)
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: