Ads Top

Cães selvagens se comunicam por meio de espirros, aponta estudo

Cães selvagens usam espirros para democracia (Foto: Reprodução/Megan Claase)

 

Uma pesquisa publicada no periódico Proceedings of Royal Society B mostrou que matilhas de cães selvagens se comunicam por meio de espirros para decidirem quando e onde caçar. O estudo foi baseado nos animais de Botsuana.

Neil Jordan, um dos pesquisadores que participou do estudo, já havia percebido que cachorros espirravam antes de sair para caçar, então decidiu observar o comportamento mais a fundo. “Não podíamos acreditar quando nossas análises confirmaram as suspeitas”, relata em comunicado oficial.

Leia também:
+ Macacos vivem em paz com lobos - em um estado bem parecido com a domesticação
+ 11 coisas que quem ama cachorros precisa saber

Observou-se que um animal espirra para indicar que é hora de caçar e, quando o outro repete a atitude, significa que concordou. "Quanto mais espirros ocorriam, mais provável era que o grupo se deslocasse e começasse a caçar. O espirro age como um tipo de sistema de votação", afirma.

Nem todos os espirros são iguais, entretanto. Quando um cão dominante espirra menos deles são necessários para a caçada. Se for um outro animal do bando, normalmente 10 espirros são precisos para começar a caçada.

O estudo também mostra que “a vontade do grupo pode substituir as preferências dos dominantes quando o consenso dos subordinados é grande o suficiente”.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app do Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.