Ads Top

Estudante encontra vila no Canadá mais antiga que as pirâmides do Egito

Ilha Triquet (Foto: Hakai Institute)

 

Uma nova escavação na Ilha Triquet, na Colúmbia Britânica, província do Canadá, encontrou registros que podem comprovar a teoria de que a nação indígena Heiltsuk viveu na região durante o período glacial. 

A estudante Alisha Gauvreau, da Universidade de Victoria e pesquisadora no Instituto Hakai, conduziu a expedição no fim de 2016. Ela e sua equipe descobriram diversos artefatos que parecem pertencer a uma vila, como ferramentas esculpidas em madeira e carvão, que estavam no paleossolo — camada de terra antiga preservada com o tempo. 

Os pesquisadores enviaram flocos de carvão para um laboratório para análise de carbono. O resultado apontou que as peças podem ser de 13.613 a 14.086 anos atrás, ou seja, muito mais antigas do que as famosas pirâmides do Egito, construídas há cerca de 5 mil anos. 

Leia também:
+ Fósseis mais antigos do mundo são encontrados no Canadá
+ Garoto de 9 anos tropeça e descobre fóssil de um milhão de anos

Arqueologistas escavam artefatos antigos (Foto: Hakai Institute)

 

A descoberta vai ajudar arqueologistas a entender detalhadamente como as antigas civilizações norte-americanas começaram e foram viver naquele território. Uma teoria popular é que eles foram andando da Ásia até o Canadá por uma ponte pelo Alaska no período glacial. 

Outra teoria, a qual cientistas da Universidade de Victoria acreditam, é que eles eram caçadores de mamíferos marinhos e viajaram para lá de barco. 

(Com informações de Science Alert)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.