Ads Top

Instituto de Psiquiatria da USP oferecerá palestras gratuitas

O Instituto de Psiquiatria da USP está localizado na zona oeste da cidade de São Paulo (Foto: Arthur Danila/Divulgação)

A informação é a melhor maneira de acabar com o preconceito. Com essa ideia, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP organizará no dia 29 de setembro (sexta-feira) a edição 2017 do evento 'IPq Portas Abertas', que reunirá na sede do instituto diferentes pesquisadores e especialistas para apresentar diferentes assuntos relacionados à ciência psiquiátrica.

"Existe um preconceito não somente contra a doença mental, mas contra a própria psiquiatria e os hospitais psiquiátricos", afirma o professor Wagner Gattaz, presidente do Conselho Diretor do IPq e organizador da atividade. "E a melhor forma de combater o preconceito é por meio da informação, fazendo um evento para a sociedade e mostrando que o hospital psiquiátrico é moderno e trata os pacientes com cuidado, conforto e dignidade."

Com mais de 150 palestras agendadas, o evento é gratuito e discutirá temas como o funcionamento dos medicamentos psiquiátricos, cuidado com os idosos, compulsões alimentares, déficit de atenção e hiperatividade na infância e abuso de álcool e outras drogas. A programação completa está divulgada no site oficial do IPq. 

Gattaz espera repetir o sucesso de 2016, quando mais de 3 mil pessoas se reuniram no insituto para acompanhar o evento. Para o professor, cada vez mais pessoas atuam como "multiplicadores" para conscientizar a sociedade a respeito do tratamento das enfermidades psiquiátricas. "Quadros que perambulavam por diferentes especialidades médicas com queixas cardíacas e palpitações, hoje são reconhecidos como crise de ansiedade e são tratados. Pessoas que se queixavam de fraqueza, desânimo, diminuição de concentração, hoje são diagnosticados com um quadro de depressão e tratados com grande sucesso", afirma. 

Com isso, Gattaz acredita que será possível reverter o estigma enfrentado por pessoas que são portadoras de algum tipo de enfermidade psiquiátrica. "Em uma pesquisa realizada, 27% da população brasileira afirma que não daria emprego para quem já teve um quadro de diagnóstico psiquiátrico" diz. Mudar essa realidade, no entanto, é possível. 

'IPq de Portas Abertas'
29 de setembro, das 8h às 17h.
R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo, SP
Inscrições no site oficial do evento.
Mais informações: eventos.ipq@hc.fm.usp.br ou (11) 2661-6267 e (11) 2661-7288

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.