Ads Top

Mapa da Terra sem áreas cobertas de nuvens é impressionante

Austrália vista de cima (Foto: EOX/ Reprodução)

 

Dois satélites registraram imagens com 80 trilhões de pixels de vários locais do planeta. As fotos se transformaram um belo e detalhado mosaico. 

As fotografias foram captadas pelos satélites Sentinel-2A, lançado em junho de 2015, e Sentinel-2B, lançado em março de 2017. Ambos são operados pela Agência Espacial Europeia e estão a 790 km de distância da superfície terrestre. 

O projeto foi feito em parceria com a EOX, empresa de mapas da Áustria. Para que o mosaico ficasse o mais nítido possível, as fotos foram tiradas em diferentes períodos. 

Leia também:
+ 'Planeta Terra II': série mostra a natureza como você nunca a viu
+ Brasil visto do espaço: as primeiras imagens do satélite brasileiro CBERS-4 

No Hemisfério Norte, a captação aconteceu durante maio e setembro de 2016, e no Hemisfério Sul, de novembro de 2016 a março de 2017. Já nas regiões tropicais, as imagens foram registradas entre maio de 2016 e abril de 2017. 

"Para ter um mosaico atraente, é necessário mostrar a Terra no verão, quando a vegetação está no ápice", disse Joachim Ungar, da EOX, em um blog da empresa

A equipe que monitorava os satélites usou 250 terabytes de dados para unir as fotografias e formar o 'desenho'. Confira algumas imagens: 

Você também pode ver o mosaico completo no site do projeto

São Francisco, nos Estados Unidos (Foto: EOX/ Reprodução)

 

 

 

Norte da África (Foto: EOX/ Reprodução)
Mundo (Foto: EOX/ Reprodução)
Londres (Foto: EOX/ Reprodução)

(Com informações de IFL Science)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.