Médicos encontraram pedra de 12 centímetros na bexiga de paciente
Um homem americano de 64 anos teve uma pedra de 12 centímetros removida de sua bexiga. O objeto de 770 gramas foi comparado com um ovo de avestruz, já que tem pouco menos do seu tamanho (esses ovos podem chegar a 15 centímetros e 1,5 quilos).
As pedras na bexiga, que não devem ser confundidas com cálculos renais, geralmente são causadas pela inflamação da bexiga. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.
Leia também:
+ Gêmeo parasita: bebê marfinense nasce com rara condição médica
Em estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine, os médicos explicam objetos desse tamanho não são muito comuns. Pessoas que tiveram a bexiga retirada e substituída tendem a ter mais problemas, já que as “neobexigas” permitem que a pedra cresça consideravelmente antes de apresentar sintomas.
Esse foi o caso do homem de 64 anos, pois teve câncer no órgão há 10 anos e teve de substituí-lo. O paciente, contudo, não é a recordista. A maior pedra na bexiga já encontrada estava em um paciente brasileiro, que entrou para o livro dos recordes após ter o objeto de 18 centímetros removido.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: