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O Império Bizantino tinha um equivalente ao casamento gay?

A viúva Danielis vai para Constantinopla conhecer o Imperador Basil (Foto: Wiki Commons)

 

Você pode pensar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo completamente novo. Inicialmente, você poderia estar certo, mas a história tem outras coisas para nos mostrar. Ela não é tão conhecida como às vezes pensamos que é.

A fraternidade espiritual no Império Bizantino da Idade Média é um antepassado de nosso casamento homossexual. No Império Bizantino, os homens tornavam-se irmãos espirituais e alguns estudiosos acreditam que a intimidade sexual ocorria ou poderia ocorrer.

Existem algumas controvérsias sobre isso. Para alguns, é algo muito distante falar de sexo, pois não podemos saber com certeza. Minha posição é a de que essa era uma possibilidade em todos os momentos e os bizantinos estavam cientes disso.

Irmãos para a vida
Primeiro, como os homens se tornavam irmãos espirituais? Na igreja, dois homens eram abençoados por um sacerdote que lhes fazia uma uma oração. Muitas dessas orações sobreviveram ao tempo e estão sendo encontradas. A fraternidade espiritual era popular.

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Aqui está uma parte de uma oração dos anos 800:

“... estes, seus servos que se amam um com o outro, têm vindo a sua santa igreja para serem abençoados por você: conceda-lhes fé sem vergonha, amor sem suspeita.” (Rapp, pág. 294)

Após a benção do sacerdote, os homens se tornavam irmãos para a vida. A Igreja Ortodoxa e os escrivães da lei bizantina estavam nervosos sobre o rito. Havia dúvidas sobre os motivos para entrar nessas irmandades. Os homens entravam pelo o sexo, pelo acesso fácil às famílias e mulheres de cada um, ou para fins criminosos (ver Rapp, página 235)?

Especialistas se dividiram sobre a questão do sexo entre os irmãos integrados no rito. Embora não haja muitas evidências e o rito claramente não deveria permitir que os homens fizessem sexo um com o outro, há evidências suficientes para sugerir que os bizantinos pensavam que carinho e atração sexual eram possíveis.

Era bem sabido que o Imperador Basil I (de meados dos anos 800), que subiu ao trono em circunstâncias modestas, tinha uma série de fraternidades espirituais que traziam vantagens para ele. Os historiadores bizantinos que escreviam em meados dos anos 900 não foram tímidos ao notar que sua boa aparência chamou atenção de outros homens:

“Tendo contemplado ele, Theophilitzes [um membro da corte imperial que ia envolver Basil momentaneamente em seu círculo] desejava Basil.” (Pseudo-Symeon, Chronographia 656/11)

“[Imperador Miguel] estava amando [Basil], contemplando aquelas qualidades físicas dele que ultrapassavam a de todos os outros.” (Anon., Life of Basil 13)

No caso de sua primeira irmandade, depois que Basil e o outro homem voltaram da igreja, eles "se regozijaram um com o outro". É o que parece, especialmente porque este regozijo lembra os Provérbios 5:18: "Alegrai-vos na mulher da vossa juventude".

Ligações benéficas
Antes de se tornar imperador, Basil se tornou irmão de John, que era o filho da viúva fabulosamente rica, Danelis. Esta era a ideia de Danelis. Basil se beneficiou dos recursos de Danelis e ela, mais tarde, se beneficiou de ter seu filho associado ao imperador.

Depois, quando Basil foi imperador, Danelis visitou a corte imperial e foi tratada com grande honra, inclusive sendo chamada de "mãe do imperador".

Mas isso não é tudo. Assim como vemos nas histórias, as cartas sobreviventes que esses homens trocavam entre si mostram uma cultura acalorada entre eles. A velha linguagem do amor masculino que remonta aos gregos antigos foi usada constantemente. Um físico bonito poderia inspirar o desejo masculino.

Cultura do amor masculino
Outra história demonstra esse calor. Aqui está o conto de quatro homens em torno de Santa Maria, a Jovem. A vida de Santa Maria, a Jovem, um texto anônimo, foi escrito provavelmente nos anos 900 ou 1000.

Santa Maria, que viveu nos anos 800, teve um filho, Vaanes. Ele era um soldado amado pelos outros soldados. E também era particularmente próximo de seu amigo Theodoros:

“Vaanes tinha um certo Theodoros como ... ajudante em todas as suas excelentes façanhas ... um homem corajoso e forte em questões militares, mas ainda mais severo na condução de sua vida por Deus. Amarrado a ele, como um touro forte e de boa linhagem, eles estavam arando um no outro como se fossem em terras ricas e semeando sementes de excelência, como os melhores agricultores.” (Vida de Santa Maria, a Jovem, pág. 279)

Eles estão conduzindo suas vidas para Deus, mas está acontecendo mais do que isso. "Amarrado" é frequentemente usado para se referir a casais, e é difícil suprimir pensamentos de sexo anal enquanto aravam um ao outro. Uma vida espiritual pode ser bastante corporal, parece.

Mas não é apenas o filho de Maria. O marido Nikephoros teve uma relação próxima com outro homem, chamado Vardas.

Vardas estava casado com a irmã de Maria e sugeriu a seu amigo Nikephoros que se casasse com a cunhada. Uma conexão matrimonial os aproximaria:

“Desde então, oh querido dos homens para mim, nos tornamos profundamente envolvidos um com o outro e somos vinculados pelo nosso relacionamento íntimo. Eu acho certo fazer isso, nosso vínculo de amor, mais forte e mais perfeito e aplicar os laços de parentesco, para que possamos juntar-se de duas maneiras, forjando uma conexão familiar junto com nossa relação íntima.” (Vida de Santa Maria o Jovem, pág. 256)

Quando Vardas descreve seu relacionamento como íntimo, novamente é o que parece. Se você perguntar, "íntimo como?" Você está fazendo a pergunta certa.

Podem ser e às vezes foram
O fato é que duas gerações de homens da vida de uma santa tiveram relações fortes com outros homens. O escritor anônimo não é tímido em nos fazer pensar também no sexo.

Eu também acho provável que o escritor da vida de Maria esteja sinalizando que esses homens eram irmãos espirituais, além de dizer que eram íntimos uns com os outros, assim como o Imperador Basil I era com seu primeiro irmão.

A fraternidade espiritual não representava pripriamente casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas é um antepassado disso, já que traz uma série de coisas em comum. A relação é abençoada por um sacerdote (como um casamento pode ser). Uma intensidade de emoção pode estar presente, bem como desejo e sexo.

O grande império medieval foi surpreendentemente descoberto.

*Mark Masterson é Professor Sênior de Clássicos da Universidade Victoria de Wellington. Texto originalmente publicado em inglês no The Conversation.

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