Ads Top

Yoga e meditação melhoram o funcionamento do cérebro, diz estudo

 (Foto: silviarita/ Pixabay)

 

Praticar sessões de Hatha yoga e meditação podem melhorar as funções e níveis de energia do cérebro, aponta uma pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá.

O estudo indica que fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros. 

+ Leia também: O universo no fundo da mente

"Hatha yoga e meditação focam na consciência do cérebro de processar poder num número limitado de atividades, como respirar e se posicionar, e ainda reduz a absorção de informações não necessárias", disse Peter Hall, professor na School of Public Health & Health Systems

Leia também:
+ Vídeo mostra como esqueleto fica durante Yoga
+ Novo estudo sugere que meditação é realmente capaz de alterar as células do corpo

Para o diangóstico, os cientistas ordenaram que os participantes fizessem 25 minutos de yoga, meditação ou leitura. As pessoas que fizeram os dois primeiros exercícios apresentaram melhor performance do que quem leu. 

"Os resultados sugerem que há algo de especial  na meditação que carrega muito dos benefícios do yoga", falou Kimberley Luu, autora da pesquisa. 

Entrentanto, o estudo demonstrou que o yoga possui mais efeitos positivos para o aumento dos níveis de energia do que a meditação sozinha. "A prática libera endorfina, melhora a fluidez de sangue no cérebro e diminui o foco em pensamentos ruins", comentou Luu. 

(Com informações de EurekAlert!)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.