Ads Top

Descoberta de caverna reforça possibilidade de colonização da Lua

Lua vista da Estação Espacial Internacional (Foto: NASA)

 

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) encontrou uma caverna subterrânea na Lua. O local foi descoberto pela sonda Selene (Selenological and Engineering Explorer) e, segundo a Jaxa, tem 100 metros de comprimento e 50 quilômetros de extensão. 

Em um primeiro momento, a sonda se deparou com uma abertura de 50 metros de comprimento e outros 50 de profundidade, criando suspeitas de que poderia haver algo a mais por ali. Usando um sistema de radar sonoro, a Selene encontrou a caverna por meio das ondas sonoras emitidas por ela.

Segundo a Jaxa, o local parece ser profundo e suas rochas podem conter depósitos de água ou gelo que eventualmente podem ser transformadas em combustível.

Leia também:
+ NASA e agência russa anunciam parceria para construir base na Lua
+ Google Maps permite que você visite luas e planetas do Sistema Solar

Como a caverna fica a alguns metros de uma área vulcânica da Lua conhecida como Marius Hills, os cientistas da agência aeroespacial japonesa acreditam que ela foi criada a partir de atividade vulcânica que ocorreu cerca de 3,5 milhões de anos atrás. "Sabíamos sobre esses locais que pensávamos ser tubos de lava... mas sua existência não havia sido confirmada até agora", afirmou o pesquisador Junichi Haruyama, da Jaxa. 

O cientista ressalta a importância da descoberta: "[Os tubos de lava] podem ser os melhores candidatos para futuras bases lunares, por conta de suas condições termais estáveis e potencial de proteger as pessoas e instrumentos de micrometeoritos e raios de radiação cósmica". 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.