Ads Top

Miss Peru: candidatas dizem números de feminicídio em vez de suas medidas

Miss Peru 2017 (Foto: Reprodução)

 

A noite da escolha da Miss Peru 2017 foi usada para protestar contra a violência de gênero. Em vez das candidatas falarem quais medidas de roupas elas usam, elas denunciaram dados de feminicídio que acontecem no país. 

Cada uma das 23 participantes disse números alarmantes sobre sua região natal. “Meu nome é Camila Canicoba e represento o departamento de Lima. Minhas medidas são 2.202 casos de feminicídio registrados nos últimos nove anos no meu país”, ressaltou uma das candidatas. 

Melody Vegas, de Libertad, destacou outro dado: "Minhas medidas são: 81% dos agressores de meninas menores de cinco anos são próximos da família".

Leia também: 
+ “A violência doméstica é uma questão de saúde”
+ “A cultura do estupro faz a culpa ser transferida do agressor para a vítima"

A cantora peruana Leslie Shaw também fortaleceu o tom político do evento. Ela interpretou a música "Sempre Mais Forte", enquanto o telão de fundo do auditório exibia recortes de jornais e revistas reportando crimes contra mulheres. 

No momento das perguntas e respostas o tema também foi abordado. A vencedora do concurso, Romina Lozano, de Callao, respondeu sua questão individual dizendo que uma solução para acabar com a violência de gênero seria criar um banco de dados com informações dos agressores. "Não só de feminicídio, para podermos nos proteger", finalizou. 

Na noite do evento a hashtag #MisMedidaSon (Minhas Medidas São, em português) foi uma das mais populares no Twitter. 

Assista o vídeo (em espanhol) das denúncias abaixo: 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.