Ads Top

NASA divulga playlists com sons do espaço — e são bem esquisitos

Espaço (Foto: Flickr/ NASA Goddard Space Flight Center/ Creative Commons)

 

Quando você imagina os sons que podem ser escutados no espaço você já pensa no barulho das arminhas de Star Wars

Fantasiar é bom, mas é melhor ainda saber como é a realidade. A NASA divulgou playlists com sons do universo — a canção de fundo, infelizmente, não é 'Escrito nas Estrelas', de Tetê Espíndola. 

Os sons não foram captados por gravadores de áudio. Na verdade, eles são dados matemáticos que astronautas registraram e converteram em ondas sonoras com a ajuda de sondas e outros instrumentos.

Leia também:
+ Ouça os intrigantes sons captados em Saturno pela sonda Cassini
+ O som pode viajar pelo espaço — nós é que não conseguimos ouvi-lo

"Em regiões com campos magnéticos, as partículas ficam atiradas entre várias ondas eletromagnéticas conhecidas como ondas de plasma", comunicou a agência espacial. "Essas ondas de plasma criam um ritmo de cacofonia que, com as ferramentas certas, podem ser escutadas."

Para ouví-los, basta acessar a página da NASA no SoundCloud. Confira alguns abaixo: 

Numa das listas é possível escutar um rugido assombroso produzido quando a sonda Juno cruzou o campo magnético de Júpiter. Ouça no link.

Sonda Juno em Júpiter (Foto: Pixabay/ DasWortgewand/ Creative Commons)

 

O som é feito quando ventos solares supersônicos se chocam no Sistema Solar, diminuindo de velocidade e se aquecendo ao entrar na magnetosfera do planeta. 

Ganímedes, principal satélite natural de Júpiter, parece ser assombrado por causa dos sussurros que saem de sua magnetosfera. Escute. Os barulhos foram captados com sinais de rádio pela nave Galileo. 

Já em Saturno, as ondas sonoras captadas lembram efeitos especiais da saga Star Trek. Ouça por aqui

(Com informações de Science Alert)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.