Ads Top

Revolução Russa: 5 dicas essenciais para estudar o período histórico

 (Foto: Revista Galileu)

 

Precisa revisar o período da Revolução Russa para estudar para o Enem ou o vestibular? Não tema! Thomas Wisiak, coordenador de História do Grupo Etapa, indica os temas essenciais para serem estudados sobre o assunto.

Confira:

Rússia Imperial
Estudo das principais características políticas, sociais e econômicas do Império Russo e o histórico dos protestos populares contra o regime tsarista, como os episódios que culminaram com a Revolução de 1905.

1ª Guerra Mundial
A relação entre o conflito mundial e o início da revolução de 1917. As diferentes fases do processo revolucionário, a divisão entre bolcheviques e mencheviques e a organização popular por meio dos sovietes.

Leia também: 
+ 7 dicas para se preparar para o Enem
+ Fotos da Rússia antiga são coloridas digitalmente — e ficam incríveis

Criação da URSS
O conceito do comunismo de guerra durante a guerra civil, a Nova Política Econômica e a consolidação da ditadura de Stalin. Análise da coletivização das terras, da industrialização intensa e dos planos quinquenais.

Guerra Fria
A invasão alemã em 1941, os encontros dos Aliados no final da 2ª Guerra Mundial e as origens da guerra fria. O conflito entre China e União Soviética e a divisão do mundo comunista na década de 1960.

Razões da crise
As reformas de Mikhail Gorbachev, com a perestroika e a glasnost. A queda do Muro de Berlim, em 1989, a crise nos países do Leste Europeu e o fim da União Soviética. Verificação dos problemas decorrentes desses episódios históricos.

Precisa estudar a Revolução Russa? Confira o nosso guia essencial sobre o período aqui

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.