Ads Top

Acordo nupcial de 4 mil anos tinha 'multa' caso noivos se separassem

Placa desvendada pelos arqueólogos (Foto: Harran University)

Casar é bom, separar traz consequências: "Se Lapiqum escolher se divorciar dela, ele precisa pagar a ela cinco 'minas' de prata. Se Hatala escolher se divorciar dele, ela precisa pagar a ele cinco 'minas' de prata. Testemunhas: Masa, Ashurishtikal, Talia, Shupianika."

Escrita em letra cuneiforme, uma placa com uma espécie de acordo pré-nupcial foi desvendada por arqueológos da Turquia. O documento, que data da época da civilização assíria e tem cerca de 4 mil anos de idade, foi encontrado na província tuca de Kayseri, em um sítio arqueológico considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Além da multa estipulada caso ocorresse um divórcio — a "mina" era o nome de uma unidade monetária da época — o acordo também exibia as particularidades sociais da cultura assíria. De acordo com a placa, caso o casal não conseguisse ter filhos após dois anos do casamento, eles poderiam solicitar uma "barriga de aluguel", papel desempenhado por escravas femininas ou "prostitutas sagradas".

Leia mais:
+ Pote de 8 mil anos tem vestígios do vinho mais antigo do mundo
+ Político romano celebrou eleição dando à população um relógio de sol

A escrava ganharia liberdade caso gerasse uma criança do sexo masculino e garantisse que a família tivesse um filho. O cenário de Handmaid's Tale também era justificado pela religião: os pesquisadores afirmam que homens e mulheres se prostituíam nos templos sagrados assírios. 

No sítio arqueológico de Kayseri, há mais de 25 mil placas escritas com letra cuneiforme e que poderão fornecer maiores detalhes sobre os hábitos das primeiras civilizações organizadas do planeta. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

 

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.